A chamada “escola primária do Estado Novo” faz parte da memória de muitos portugueses e há uma imagem que atravessa essas recordações: o quadro de ardósia ao centro e na parte de cima um crucifixo. Do lado esquerdo a fotografia do Presidente da República. Do lado direito a imagem do Presidente do Concelho.

As cadeiras com o tinteiro
As cadeiras com o tinteiro

Outra memória é as cadeiras de madeira, com um tinteiro na bancada, todas alinhadas e viradas para o quadro e para o estrado. Era o território do professor ou das invaráveis chamadas ao quadro.
A secretária do professor costumava ficar num dos lados da sala e por vezes tinha visível a terrível “menina dos cinco olhos”, a régua que intimidava.

Manuais escolares na Escola Museu Salgueiro Maia
Manuais escolares na Escola Museu Salgueiro Maia

Os manuais escolares muito coloridos e patrióticos faziam despique com os mapas colocados nas paredes onde se mostrava o “Império”.
O respeitinho era muito bonito e era coerente com os valores ideológicos e doutrinários que sustentaram a escola do Estado Novo que morreu de forma abrupta com a revolução de Abril de 1974.

Em algumas antigas escolas foram recriadas essas salas de aula. Curiosamente uma delas é a Escola Museu Salgueiro Maia no concelho de Coruche. É no lugar de São Torcato onde Salgueiro Maia iniciou os seus estudos na escola primária.

Escola Museu Salgueiro Maia
Escola Museu Salgueiro Maia

Algumas destas recordações são partilhadas com os visitantes da Escola Museu que retomam o contacto com materiais que há muito deixaram de ser usados como são exemplo os tinteiros brancos e as canetas de aparo.
A Escola Museu Salgueiro Maia foi premiada várias vezes e faz parte do Museu Municipal de Coruche. Para se visitar convém um contacto prévio com o Museu,

Escola Museu Salgueiro Maia
Escola Museu Salgueiro Maia

No concelho de Carregal do Sal também existe uma escola onde se recria a antiga sala de aula da escola do Estado Novo.

Objectos familiares aos alunos que frequentaram a antiga escola primária, Escola Museu Salgueiro Maia
Objectos familiares aos alunos que frequentaram a antiga escola primária, Escola Museu Salgueiro Maia

Com o encerramento de várias escolas primárias e a passagem para um centro escolar, foi recuperada a antiga Escola Primária Conde Ferreira e tenta-se salvaguardar um património histórico que marcou muitas gerações. É uma viagem à infância de algumas pessoas, como diz Rosa Maurício, responsável pelo Museu Municipal.
Na sala podem-se ver as carteiras de madeira, o quadro de lousa, os ponteiros para escrever e diverso material didático que foi recolhido em outras escolas.
Para se visitar o Núcleo Museológico das Escolas Primárias de Carregal do Sal tem de se fazer marcação prévia no Museu Municipal e a visita é acompanhada com um guia.

A escola primária do Estado Novo faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *