Os frades eremitas descalços gostam muito das praias de Torres Vedras. Dizem que andam por lá talvez há um milénio.  Hoje marcam presença com o legado de um seminário, o Convento dos Agostinhos e com outro edifício que está em ruínas, junto à praia de Santa Rita.

O Convento de Nossa Senhora da Assunção ou Convento Velho de Penafirme está cercado de areia, no meio de enormes dunas junto a um vale. Com frequência algumas pessoas fazem um desvio da estrada para verem esta construção de pedra.

site_penafirme2_hdr
A areia invade as ruínas

Um edifício fantasma que provoca perplexidade dada a sua construção ser num lugar tão inóspito, ermo e com muito vento. Os frades eram eremitas e deram preferência ao isolamento conforme nos explicou Paula Silva que fez uma investigação sobre o Convento de Penafirme e também sobre o de Nossa Senhora da Graça, em Torres Vedras, ambos pertencentes à Ordem de Santo Agostinho.
O registo da primeira presença dos frades é do século XIII e era noutro edifício do qual não há vestígios.

Convento Velho de Penafirme
Convento Velho de Penafirme

O Convento Velho de Penafirme é já a segunda construção e surge na sequência de uma oferta de duas propriedades da Câmara de Torres Vedras ao frade de origem italiana Frei Gaibetino. O objectivo era a comunidade religiosa fixar-se ali. A construção começou em 1547 e o convento tinha capacidade para cerca de uma dúzia de frades.
site_penafirme_0569Hoje, das ruínas que estão a ser engolidas pela areia, ainda se percebe parte do interior. No testemunho especializado de Paula Silva, podemos ver parte do muro do convento, parte da igreja, paredes da nave rectangular e de algumas dependências conventuais, como por exemplo, a sacristia, o claustro e as celas.
site_cabecalho_penafirme_hdrNo século XVIII o Convento já não tinha capacidade para mais elementos da Ordem que estava a crescer. Além do mais, o tremor de terra de 1755 acentuou a degradação do edifício. Nessa altura os frades já estavam a preparar a saída para outro convento junto à Póvoa de Penafirme e reaproveitaram algum material do Convento Velho o que acentuou a degradação.

Uma das paredes, próximo da estrada
Uma das paredes, próximo da estrada

O Convento na Póvoa de Penafirme foi entretanto adaptado a Seminário e o Convento Velho está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Paula Silva publicou uma obra sobre “O Convento da Graça de Torres Vedras” e em breve irá editar outra obra sobre o Convento Velho de Penafirme.

site_penafirme_0567
No meio das dunas

A sedução dos frades pelas praias de Torres Vedras faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *