Aigra Nova é uma das aldeias de xisto do concelho de Góis mais bem preservada e com mais pontos de interesse para os visitantes.
Isso deve-se, em grande parte, a uma associação sem fins lucrativos que procura conservar e valorizar o património local, a Lousitânea, Liga de Amigos da Serra da Lousã. Foi criada em 2001 e tem sede aqui, na Aigra Nova.

Ecomuseu Tradições do Xisto em Aigra Nova
Ecomuseu Tradições do Xisto em Aigra Nova

O ponto central da Lousitânea é o Ecomuseu Tradições do Xisto, composto por vários núcleos e onde se pode ver o modo de vida das populações destas aldeias, os utensílios, o aproveitamento dos recursos humanos, a cultura e a organização social.
O arranque deste projeto ainda foi a tempo de contar com o envolvimento e o saber dos últimos residentes.

Interior do Ecomuseu Tradições do Xisto em Aigra Nova
Interior do Ecomuseu Tradições do Xisto em Aigra Nova

Foi um fator determinante para o sucesso. Por um lado existe uma comunhão de esforços para salvaguardar o património cultural, por outro é um fator de enriquecimento da vivência dos visitantes, que podem partilhar experiências e saberes com pessoas que habitam na região.
Alguns deles são excelentes contadores de histórias, felizes por transmitirem o legado que ameaçava desaparecer com o abandono das aldeias.

Burro mirandês
Burro mirandês

Um dos núcleos de maior sucesso é um curral tradicional onde dois burros mirandeses revelam que não são nada burros porque, mal se aproximam visitantes, vão logo ter com eles. Esperam uma cenoura ou uma alface como recompensa. É possível fazer passeios guiados, de burro, pela serra.

A maternidade de árvores
A maternidade de árvores

Um outro núcleo que se destaca é a maternidade de árvores, um viveiro de espécies da serra da Lousã. Há mais núcleos em Aigra Nova.

Loja do Lousitânea no Ecomuseu
Loja do Lousitânea no Ecomuseu

Um dos pontos que, pelos vistos, colhe mais interesse dos visitantes é a loja do Lousitânea, junto ao Ecomuseu.
Eu quis repetir uma gamelinha de castanha e já não havia mais. A meio da tarde já tinham esgotado…

Gamelinha de castanha
Gamelinha de castanha

É um bolo com textura muito suave, saboroso, com um formato de gamela e feito de castanha, mel e canela. Muito bom. O doce de castanha também estava esgotado.

A castanha desempenhou um papel fundamental nestes povoados isolados. Substituía o pão e era um dos elementos essenciais na dieta alimentar.
Na encosta ao lado das casas há também muitas cerejeiras.

Rua em Aigra Nova
Rua em Aigra Nova

Aigra Nova é das maiores aldeias de xisto desta zona da serra da Lousã, mas não é muito grande.
Tem três ruas, fica numa encosta e no topo está a Quintã, o largo onde antes se discutia a vida comunitária. Como não havia tabernas, nem igrejas… o espaço comum onde se juntavam era na Quintã. Funcionava aqui o processo de intermediação sobre os rebanhos comunitários, utilização comum de alguns terrenos ou de recursos naturais.
Em sentido oposto, no fundo do vale, passa a ribeira de Mouro, onde há javalis e veados.

Uma das muitas casas de xisto
Uma das muitas casas de xisto

Muitas casas são de dois pisos. O térreo era para os animais e o superior também dava para guardar alimentos. 
A aldeia tem fornecimento de energia eléctrica.
[

Uma das vantagens da desertificação foi o património natural não ter sido destruído pelo homem e esta região é um exemplo disso.
Muitos estrangeiros vêm para aqui pela riqueza do património natural e também porque querem estar próximos de comunidades agro-pastoris.

Zona envolvente a Aigra Nova
Zona envolvente de Aigra Nova

A Aigra Nova faz parte da Rede Natura 200 e está classificada como Sítio de Importância Comunitária da Serra da Lousã.
Ao redor da aldeia há pequenos terrenos cultivados, mas predomina a floresta, sobretudo pinheiros.

Para se chegar a Aigra Nova o melhor caminho é, provavelmente, pela N342 entre Góis e Lousã. Há um desvio para as aldeias de xisto e está bem sinalizado.
 Pouco depois da Comareira, surge Aigra Nova mas a estrada não tem continuidade. Tem de se recuar quase 1km, voltar à Comareira ou fazer o desvio para Aigra Velha, outra das aldeias de Xisto.

Aigra Nova – leve uma cenoura e prove uma gamelinha faz parte do programa da Antena1 Vou ali e já venho e pode ovir aqui
Roteiro pelas Aldeias de Xisto

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *