A Aldeia das Dez fica na serra do Açor, no concelho de Oliveira do Hospital e faz parte da rede das Aldeias de Xisto. No entanto, quando se chega à povoação pensamos que deve haver engano porque, com excepção da antiga cabine telefónica, as construções são de granito.

Fernando Mendes tem um café e um mini-mercado e confirma o alegado equivoco: “o que temos aqui é granito. O xisto é no cimo da montanha.”

Casa do S
Casa do S

A Aldeia das Dez tem várias construções senhoriais e uma das que mais se destaca é a Casa do S ou Casa da Voluta. Com o desenho de um S na fachada de granito.|
site_dez_DSCF9059A maioria das habitações corresponde à casa típica beirã. São em granito, com sótão, o piso residencial e a loja. As famílias que tinham muitos filhos tinham quartos no sótão.
site_dez_DSCF9041A loja era para guardar animais ou arrumos.
Mais do que o património edificado, o que chama a atenção na Aldeia das Dez é o seu património natural.
site_dez_DSCF9053Está a 500 metros de altitude e tem vistas magnificas para a serra da Estrela. No ponto mais alto desta encosta da serra do Açor, no alto do Monte do Colcurinho, a vista abrange toda a região de Piódão.

site_dez_DSCF9055Não se estranha assim que muita gente diga que é uma “aldeia miradouro”. Logo à entrada da povoação existe um miradouro com uma vista enorme para a Estrela a que chamam “Penedo da Saudade”. No seguimento do Vale de Maceira “em qualquer lado onde se pára é um miradouro. E temos um espectacular que é o do monte de Colcurinho.”
site_dez_DSCF9031A beleza natural, desde o alto da serra até ao vale onde passa o ribeiro que se junta ao rio Alvôco e pouco depois – na ponte das Três Entradas – no rio Alva , atrai um número significativo de pessoas que descobrem a região em percursos pedestres. Alguns são estrangeiros e acabam por ficar a residir na freguesia. É um contributo para a economia local e para estancar a desertificação.
site_dez_6926Diz Fernando Mendes que há cerca de quatro décadas havia cerca de 600 residentes e agora há menos de 200. A pouca indústria que havia desapareceu. Uma das mais peculiares foi a dos fósforos no final do século XIX.
site_dez_6921Outra actividade que teve tradição foi a entalhadores e douradores. Um dos exemplos do estilo e arte destes artesãos pode ser visto na talha dourada da própria igreja Matriz. No património religioso destaca-se ainda a igreja de Santa Maria Madalena e o santuário no Monte do Colcurinho.

site_dez_6925Aldeia das Dez vistas para as serras da Estrela e do Açor faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Roteiro pelas Aldeias de Xisto

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *