Casal Novo e Chiqueiro são duas pequenas aldeias de xisto da serra da Lousã. Estão relativamente próximas no alto de uma encosta e têm ainda em comum outras características que as distinguem das restantes.

Casal Novo
Casal Novo

Nas palavras do presidente da Câmara da Lousã, Luis Antunes, enquanto Talasnal, Cerdeira e Candal têm uma forte componente turística, Casal Novo e Chiqueiro têm uma vertente mais de uso particular.
Através desta descrição percebemos de imediato que Casal Novo e Chiqueiro preservam uma profunda genuinidade.São de tal forma pequenas e estão escondidas pela densa vegetação que quase passam despercebidas.

Casal Novo em xisto velho
O Casal Novo tem visível apenas uma casa junto à estrada, uma área para estacionar os carros e a placa onde se pode ler “Casal Novo em xisto velho”. É preciso descobri-la.

Casal Novo é pouco mais do que uma escadaria rodeada de casas
Casal Novo é pouco mais do que uma escadaria rodeada de casas

Descer a rua que estrutura a aldeia com muitas escadas e rodeada de casas. Algumas das construções estão cobertas de plantas, em particular as que estão desocupadas ou em ruína. Na minha visita não vi ninguém.

Uma varanda privativa para a serra
Uma varanda privativa para a serra

No final da rua duas imagens que ficam registadas na memoria visual. Uma casa recuperada com um alpendre onde estão duas cadeiras viradas para um horizonte repleto de verde da serra.

Vista de Casal Novo para a Lousã
Vista de Casal Novo para a Lousã

A outra imagem é na eira, no outro lado da descida. Percebemos porque o Casal Novo é a varanda da serra para a vila da Lousã. Tem uma vista única para a área urbana da Lousã com uma moldura recortada por encostas da serra.

Chiqueiro mantém a pastorícia

Casa para arrumos
Casa para arrumos

O Chiqueiro é também pequena mas tem outra particularidade: é a única que ainda tem um pastor. Pode-se ver o pastoreio que está na origem destes povoados e percebemos a sua relevância designadamente para a limpeza da floresta.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=7ALDBQTxcAs&w=560&h=315]O pastor é muito simpático e a família vive também da, agricultura e da apicultura. São os únicos residentes da aldeia que fica no final do caminho de uma das encostas mais altas da serra.

A cor da capela sobressai entre o xisto
A cor da capela sobressai entre o xisto

Acaba a terra do caminho e começa um largo de ardósia. Há algumas máquinas agrícolas, roupa estendida e a fonte a correr para dois tanques. Um caminho estreito desce a encosta rodeado de algumas casas de xisto escuro e numa ruela lateral descobrimos a capela rebocada de branco e decorada com faixas azuis.

Algumas das casas têm dois pisos
Algumas das casas têm dois pisos

Uma casa tem rendas na janela para evitar a entrada de insectos, algumas construções foram reabilitadas e outras têm telha portuguesa com pedras de xisto por cima para evitar que o vento as levem.

Consegue-se ver um bonito pôr do sol no alto da serra
Consegue-se ver um bonito pôr do sol no alto da serra

O vale é profundo e do alto da serra percebemos rapidamente o que é viver em isolamento no meio da natureza.

O Chiqueiro e o Casal Novo têm vários percursos pedestres e nas encostas é frequente encontrar várias linhas de água.

A vista para as aldeias do sopé da serra
A vista para as aldeias do sopé da serra

É igualmente interessante procurar a perspectiva contrária. Do sopé da montanha tentar descobrir a localização das duas aldeias. Vai ver que não é fácil, em particular a de Chiqueiro.
Casal Novo em xisto velho e Chiqueiro com pastor faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.

Roteiros pelas Aldeias de Xisto

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *