O Entrudo em Podence não é um carnaval qualquer. Em primeiro lugar é o carnaval chocalheiro.
A festa é dos caretos e estão registados na lista nacional do Património Imaterial e na UNESCO deu entrada uma candidatura para salvaguarda como Património da Humanidade.
Independentemente do reconhecimento internacional no Nordeste transmontano todos conhecem o grupo Caretos de Podence que percorre no domingo e na terça feira de carnaval as ruas da aldeia.
Na edição deste ano, na noite de Sábado há um desfile nocturno em Macedo de Cavaleiros. O programa pode ver aqui.
São endiabrados com as raparigas, com máscaras bizarras de madeira, zinco ou cabedal e com mantas de lã cobertas com franjas muito coloridas. Tudo numa grande e ruidosa chinfrineira provocada pelos chocalhos que estão presos nas ancas.
Diz Maria José Varela, da casa do Careto, que é hábito em Podence os rapazes e homens, novos e velhos, vestirem-se de caretos. “Enquanto podem com os chocalho toda a gente se veste. Depois brincam todos. É muito animado. O Entrudo aqui é bom”.
O grupo tem cerca de duas dezenas de elementos. Só homens. A aldeia não ultrapassa algumas centenas de habitantes mas no carnaval Podence enche-se de gente. É uma tradição antiga que cada vez reúne mais visitantes.
Na Casa do Careto guardam-se memórias, roupas, fotografias, objectos e bonecos que representam caretos em tamanho real.
O espaço está aberto ao publico desde 2004. É muito visitado mesmo fora do carnaval. As pessoas aproveitam a deslocação para visitarem também a aldeia e a barragem.
Da Casa do Careto temos uma excelente vista da Albufeira do Azibo, um dos lugares mais procurados no Verão.
O grupo dos Caretos de Podence pode por vezes ser visto em outros locais. É muito convidado para eventos.
Os caretos são uma expresão de cultura popular de Trás os Montes e da província espanhola da Zamora. Os trajes, as máscaras, os chocalhos e muitos outros objetos fazem parte de rituais que têm o ponto alto entre o solstício de Inverno e o carnaval.
Chocalhar com os Caretos de Podence faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: