A Ermida dos Anjos é muito mais do que um local de culto. É um marco no povoamento da primeira ilha açoriana que foi descoberta. É também um lugar de pagamento de promessas de Cristóvão Colombo e um santuário de lendas.

Há quem diga que a Ermida foi o primeiro templo construído em Santa Maria e um dos mais antigos nos Açores. A sua construção data de 1439 e foi reerguida várias vezes, a última das quais em 1676.

A ermida e a cruz no alto da encosta
A ermida e a cruz no alto da encosta

Queriam que fosse no topo de uma colina, que fica mesmo ao lado e onde está uma cruz. No entanto, “forças estranhas” não deixaram e conforme conta Laurinda Sousa, guia em Santa Maria, foi imposto um outro lugar.

Ermida dos Anjos
Ermida dos Anjos

Segundo a lenda colocaram várias vezes as pedras no alto do monte para iniciarem a construção das paredes mas durante a noite rolavam pela encosta para o sitio onde acabou por ser erigida.

Triptico atribuido à caravela de Gonçalo Velho Cabral
Triptico atribuido à caravela de Gonçalo Velho Cabral

Outra lenda é do tríptico quinhentista pintado em madeira e que está no altar-mor.
Dizem que seria o altar portátil da caravela de Gonçalo Velho Cabral, considerado o descobridor da ilha de Santa Maria em 1432.
Outro marco relevante desta parte da ilha e em particular da ermida é a passagem de Cristóvão Colombo e de mais alguns marinheiros que desembarcaram na Baía do Cré ao lado dos Anjos.

A Baía do Cré fica ao lado dos Anjos
A Baía do Cré fica ao lado dos Anjos

Na viagem de regresso da descoberta das Américas apanharam uma tempestade e perderam de vista uma caravela. Prometeram então rezar uma missa na primeira terra que encontrassem caso estivessem a salvo os marinheiros desafortunados.

O interior da ermida é muito simples
O interior da ermida é muito simples

Assim aconteceu e a missa realizou-se na costa norte da Ilha de Santa Maria. A cerimónia religiosa terá sido em 19 de Fevereiro de 1493.
A passagem de Colombo está evocada no interior da ermida e também no exterior.

Estátua de Cristóvao Colombo
Estátua de Cristóvao Colombo

Em particular com a enorme estátua do navegante que ocupa o centro de uma largo e está a centenas de metros do oceano. Foi colocada em 1993, no V Centenário da passagem de Colombo por Santa Maria.
Capta muito mais a atenção do que a ermida que é uma construção pequena, com um alpendre de pedra. Está rebocada de branco.
Chicote em metal e o texto sobre os habitantes feitos escravos pelos piratasPor último, no interior da ermida, além de uma imagem de Nossa senhora dos Anjos, pode ver um chicote em metal e uma inscrição que lembra o ataque de piratas e o rapto de habitantes de Santa Maria no século XVII. As investidas dos piratas são também recordadas pela Associação Escravos da Cadeínha que tem a sede mesmo ao lado da ermida.

Laurinda Sousa
Laurinda Sousa

Screenshot 2019-02-20 at 00.40.26
Este programa contou com ajuda à produção da Ilha Verde Rent a Car

Ver Roteiros na ilha de Santa Maria

Colombo e a lenda das pedras rolantes da Ermida dos Anjos faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *