O propósito é descobrir a enigmática serra de Montemuro através de trilhos que nos levam também a aldeias onde se fazem festivais de teatro.

Serra de Montemuro
Serra de Montemuro

A serra de Montemuro chega aos 1.380 metros de altitude e funciona como uma pirâmide que separa o litoral do interior e o Norte do Centro de Portugal Continental.
site_serra_montemuro__9418É granítica, distante e imponente em alguns locais. Noutros abraça o rio Paiva. Da própria serra sai muita água para alimentar o caudal do rio. São vários os afluentes do Paiva que nascem na serra de Montemuro. Quem faz caminhadas nos percursos pedestres consegue descobrir algumas cascatas, conforme sublinha Cristina Gomes, do Turismo de Castro Daire.
site_serra_montemuro__9426Há ainda aldeias típicas como é o caso de Campo Benfeito e Mezio. “Todos estes percursos permitem-nos desfrutar da natureza de uma forma ímpar e diferenciadora”. Cristina Gomes também descobriu estes trilhos em caminhadas.

A companhia de teatro é itinerante
A companhia de teatro é itinerante

A aldeia de Campo Benfeito está no meio da serra e tem a particularidade de ter uma companhia de teatro – Teatro do Montemuro. Há vários anos que organiza e é anfitriã do Festival Altitude que reúne várias companhias de teatro nacionais e estrangeiras. Este ano realiza-se em entre 10 a 17 de Agosto.
É também em Campo Benfeito que está um outro projecto interessante. A cooperativa Capuchinhas que tece nos teares o linho e o burel e produz peças únicas com design moderno.

Campo Benfeito
Campo Benfeito

No roteiro dos Carvalhos passamos por lá. Ao todo o concelho de Castro Daire tem nove percursos pedestres. Cada um tem características diferentes e o próprio nome está associado a essas especificidades. O PR1 é o dos moinhos, há outro que é o das Minas – devido a minas de volfrâmio exploradas na Segunda Guerra Mundial – e o dos carvalhos.
Neste percurso há muitos exemplares desta espécie. O roteiro passa a cerca de 1km da Estação da Biodiversidade onde existe a borboleta azul. Neste percurso podemos ainda visitar aldeias típicas.

Ermida N. Srª da Conceição
Ermida N. Srª da Conceição

Quem opte pelo sopé da montanha, pelo rio e levadas, tem duas opções e uma deles é muito fácil. É um trilho circular à volta do rio Paiva. A paisagem é bonita e fica junto à Ermida de Nossa Senhora da Conceição, em Ermida do Paiva. Está classificada como Monumento Nacional.

Praça em Castro Daire
Praça em Castro Daire

No Centro de Interpretação e Informação do Montemuro e Paiva, em Castro Daire, pode encontrar informação mais detalha como também no site da Câmara Municipal de Castro Daire.

Cristina Gomes
Cristina Gomes

Descobrir a paisagem, a capuchinha e o teatro na serra de Montemuro faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *