Ferraria de São João é uma pequena aldeia de xisto no alto de uma encosta da Serra da Lousã. Tem poucas ruas é pequena e as casas são quase todas de pedra. Algumas estão rebocadas de branco outras apenas parcialmente.

Casa tradicional recuperada para habitação nos dois pisos
Casa tradicional recuperada para habitação nos dois pisos

O primeiro piso está com reboco, o rés do chão tem pedra à vista e corresponde a hábitos antigos em que o piso térreo servia para arrumo ou guarda de animais.

Casas na rua principal
Casas na rua principal

Hoje já não é o caso, muitas casas estão recuperadas e até há um grupo de novos residentes, alguns deles estrangeiros.

A vitalidade da aldeia regista-se também na limpeza de mato que foi realizada na área circundante. Cortaram também algumas árvores (eucaliptos) e plantaram espécies autóctones.
A aldeia e a zona de proteçãoFerraria de São João foi mesmo apontada como um exemplo.

Ferraria junto à crista da serra
Ferraria junto à crista da serra

Ferraria de São João fica muita próxima de uma crista quartzitica e percebe-se facilmente o contexto natural tendo em conta a enorme quantidade de pedras que cobrem a zona mais alta da aldeia. Além de serem usadas na construção das casas as pedras servem para definir caminhos, pequenos muros e muitas rodeiam sobreiros que foram plantados.

Pedras da crista são utilizadas na construção e marcação de caminhos
Pedras da crista são utilizadas na construção e marcação de caminhos

É nesta zona que estão currais onde se guardavam as cabras do rebanho comunitário. Alguns dos currais estão disperses outros, cerca de uma dúzia, estão alinhados ao longo de um caminho. É um dos maiores e mais bem preservados currais em Portugal.

Os currais
Os currais

Foi aqui que encontrei Ilda Santos, tinha ido a um dos currais onde tem cinco ovelhas. É ela que as leva para o mato. É dos poucos currais que tem animais. A quase totalidade tem pasto ou lenha. Há algumas décadas que acabou o rebanho comunitário. Chegou a ter cerca de mil animais mas muitas famílias trocaram as cabras por eucaliptos. “Antes o rebanho moía o mato, ficava lá a madeira sozinha e agora vê-se o resultado”. Ilda Santos refere-se aos incêndios do ano passado. Ferraria de São João esteve cercada pelo fogo.

Casas rodeadas de serras
Casas rodeadas de serras

Agora previne-se com a limpeza feita por voluntários e com a iniciativa de uma associação de moradores. É esta associação que também dinamiza acções que visam preservar as tradições. Organizam ateliers e visitas guiadas.

Casas restauradas na entrada da aldeia
Casas restauradas na entrada da aldeia

A economia local mudou muito. Surgiram turistas e alojamento local que dão algum dinamismo e colmatam as dificuldades criadas pelo fim da pastorícia e pelos veados e javalis.

Estação de BTT
Estação de BTT

Em Ferraria de São João há vários percurso pedestres e também de BTT. À entrada da aldeia está uma estrutura grande de apoio a esta modalidade desportiva e na informação oficial Ferraria de São João é intitulada de “Aldeia com grande pedalada”

A aldeia fica no alto da serra
A aldeia fica no alto da serra

Ferraria de São João é exemplo faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:
Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *