Um enorme busto de D. Sancho I está à nossa espera na escadaria que nos leva ao castelo.
Há cinco ou seis séculos atrás era o alcaide que controlava o acesso, depois de ter construído a sua casa mesmo ao lado da porta principal.
O castelo foi parcialmente reconstruído em meados do século passado, é Monumento Nacional e um dos locais mais visitados de Torres Novas. É também um excelente miradouro para um território que faz a transição entre a serra e a lezíria.
Segundo Elvira Sequeira, vereadora de Cultura da Câmara de Torres Novas, o castelo tem vista para quase todos os pontos turísticos do concelho, como por exemplo a serra de Aire e a Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo.
No interior da zona muralhada há um jardim dos anos 50 que dá a ideia do que era um jardim romântico daquela época.
Pode-se caminhar pelas muralhas e subir ao topo das torres para melhor se contemplar a paisagem. Em redor do castelo a vista é marcadamente urbana mas depois surgem as serras e a lezíria.
O que o olhar alcança ainda é vasto e, de certa forma, explica o motivo da construção do castelo nesta localização.
Outro motivo tem a ver com as vias de comunicação desde os tempos dos romanos.
Era aqui o cruzamentos dos caminhos entre o Norte e o Sul e a ligação a Espanha.
O castelo é posterior à romanização. É desconhecida a sua origem mas admite-se que a primeira fortificação seja árabe. O castelo é obra de D. Sancho I. No alto da colina funcionava com o torre de controlo. A sua função estratégica era de controlo da circulação de pessoas e bens. Com outros castelos formou uma linha defensiva e também servia de hospedagem para quem viajava.
Ao longo do tempo o castelo foi perdendo relevância e degradou-se substancialmente. O terramoto de 1755 foi igualmente arrasador. Como também a tentativa de desmantelamento no final do século XIX.. Nem sequer há vestígios da torre de menagem.
O castelo já foi cemitério e o paço do alcaide até foi aproveitado para prisão. Quando subimos a escadaria para a porta sul está referenciado o local da capela do Livramento e dos presos que assistiam à missa de domingo em frente da prisão.
O cruzamento no castelo de Torres Novas faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: