Camões deve-se ter inspirado na ilha das Flores para contar nos Lusíadas o mito da Ilha dos Amores. As Flores são, de facto, uma ilha paradisíaca. Muito bonita, acolhedora, com zonas selvagens, verdes e com muita água.

José Eduardo, director do Parque Natural das Flores, diz que a principal marca da ilha é à água. “É a ilha da água com lagoas, cascatas e ribeiras.

Cascata do Poço da Ribeira do Ferreiro
Cascata do Poço da Ribeira do Ferreiro

A ilha tem também um relevo muito acidentado. Estas características propiciam uma paisagem única.”

Rochedo dos Bordões
Rochedo dos Bordões

As Flores têm mais lugares paradisíacos como o inesperado rochedo dos Bordões, em que o basalto solidificou e deixou enormes estrias verticais, ou as várias lagoas.

Lagoa Funda
Lagoa Funda

Algumas estão muito próximas, na zona central, e temos miradouros que nos revelam uma beleza que não se esquece.

Vista das lagoas a partir do Morro Alto
Vista das lagoas a partir do Morro Alto

Se subirmos o Morro Alto, de carro ou a pé, temos uma vista deslumbrante da Lagoa Funda e da Lagoa Rasa que pode entrar em qualquer concurso internacional do melhor postal ilustrado de natureza. Do alto de outra colina contemplamos um vale profundo, a Fajãzinha e o mar.
Poço da Ribeira do FerreiroHá ainda um outro local que também é forte candidato. Fica próximo da Aldeia da Cuada. O Poço do Ferreiro, uma série de cascatas que despenham a água para uma lagoa serena e com água transparente. As cascatas têm dezenas de metros de altura e a montanha está vestida de verde exuberante.

Fajãzinha
Fajãzinha

Não muito longe, na Fajã, está outra cascata. É o Poço do Bacalhau. Estes são alguns exemplos de uma ilha onde ainda há muito para explorar e não se regista a intervenção humana.

As Flores têm poucos habitantes
As Flores têm poucos habitantes

Como explica José Eduardo, o povoamento foi junto à costa, embora em muitos lugares seja de arribas altas. Há ainda sítios para explorar e estão relativamente virgens.

Vistas amplas e com poucos vestígios da presença humana
Vistas amplas e com poucos vestígios da presença humana

A biodiversidade é muito grande. Áreas enormes sem a intervenção humana e a abundância de água ajudaram a criar uma grande diversidade de espécies e algumas só encontramos na ilha das Flores. “Das 76 espécies endémicas dos Açores, 56 estão na ilha das Flores.”
Para visitar a ilha há vários percursos pedestres e o ponto de partida recomendado é o Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão.

Centro Interpretativo do Boqueirão
Centro Interpretativo do Boqueirão

Tem informação detalhada sobre a biodiversidade da ilha, as paisagens, monumentos naturais e ilhéus. Torna-se mais fácil para os visitantes e permite-lhes fazer uma interpretação do Parque Natural.

Lagoa rasa
Lagoa rasa

José Eduardo recomenda a visita às Flores nos meses de Verão. “Eu sou suspeito porque para mim a ilha tem uma beleza diferente todos os dias. No entanto, Junho, Julho e Agosto são os meses ideais para passeios nas Flores. O Inverno tem o seu encanto por causa das cascatas que têm maior exuberância.

Do cais de Santa Cruz para o Corvo
Do cais de Santa Cruz para o Corvo

Um outro encanto no Inverno é olharmos para a ilha do Corvo, mesmo ali ao lado e o vento e nevoeiro transformam-na num rochedo de contornos indefinidos. Uma imagem que nos faz recordar que estamos no ponto mais Ocidental da Europa.
Screenshot 2019-02-20 at 00.40.26Este programa contou com ajuda à produção da Ilha Verde Rent a Car

O paraíso das Flores ou a ilha dos Amores faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *