O Alto da Vela é um lugar de eleição.

Vista do Alto da Vela
Vista do Alto da Vela

Fica a sul da praia de Santa Cruz e é um miradouro natural que permite ver o Oceano e o imenso areal dourado que contrasta com as arribas rochosas.

A atracão do olhar também seduziu escritores que gostavam de contemplar o mar deste miradouro.

Homenagem a Kazuo Dan
Homenagem a Kazuo Dan

Antero de Quental vinha aqui com frequência,  como também Kazuo Dan, um famoso poeta e romancista japonês que se apaixonou por Santa Cruz e onde viveu quase um ano. Um outro escritor e poeta que se apaixonou pela praia de Santa Cruz foi João de Barros.

Antero de Quental
Antero de Quental

Estes são alguns dos mais notáveis homens de letras que tiveram uma forte ligação com esta praia e que, em alguns casos, expressaram essa paixão através de poesia.
Kazuo Dan ficava fascinado com o sol poente. João de Barros disse que era um dos mais “fascinantes lugares de repouso e sonho que existe no Mundo.”

O passeio dos Poetas percorre alguns dos lugares que marcaram os autores
O passeio dos Poetas percorre alguns dos lugares que marcaram os autores

É esta relação de Santa Cruz com os escritores pode ser vista e sentida no Passeio dos Poetas. É um roteiro que passa por alguns lugares preferidos dos poetas, em especial miradouros e as escadinhas que dão acesso à praia.

Antero de Quental
Antero de Quental

A Câmara de Torres Vedras também tem evidenciado esta relação com a construção de estátuas e monumentos. É o caso de Antero de Quental que está sentado em frente de uma capela a olhar o mar. Percebe-se que está descontraído, de perna traçada, sozinho e a contemplativo.
Homenagem a Kazuo DanNão muito longe está o monumento dedicado a Kazuo Dan. Numa pedra, de frente para o Atlântico, está escrito um poema dedicado a Santa Cruz. Está escrito em português e em japonês.

Homenagem a João de Barros
Homenagem a João de Barros

No Largo João de Barros, com uma ampla vista para o norte da costa está um outro monumento e de maiores dimensões. É dedicado a João de Barros.
O Passeio dos Poetas tem 26 pontos de interesse e o melhor é começar na Azenha de Santa Cruz. Foi construída no séc. XV, foi restaurada e é onde funciona um Centro Interpretativo. Está classificada como Imóvel de Interesse Público.
site_santa_cruz_poetas_DSCF6570Aqui pode encontrar outros passeios em Santa Cruz, a agenda de eventos culturais e desportivos. Aqui tem informação sobre Kazuo Dan: Um japonês na praia de Santa Cruz.
Passeio dos Poetas em Santa Cruz faz parte do programa semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *