O burel reinventou-se e conquistou lugar na passerelle da moda. A matéria prima é a lã de ovelhas bordaleiras da serra da Estrela e a peça de roupa mais tradicional é a capa do pastor. É de origem medieval. A capa é feita de burel e o capuz é em bico para ajudar a escorrer a água da chuva. O tecido é impermeável porque a lã é prensada.
No entanto, apesar destas caraterísticas, a procura não é grande como nos referiu a costureira Alice Pinto do atelier Pesponto Moderno que produz estas peças em Seia. As pessoas não revelam um estimulo em vestir peças tradicionais e, por outro lado, a qualidade e a longevidade da matéria prima também não ajuda a uma procura mais frequente de novas unidades.
“Praticamente só quando entram novos elementos em ranchos ou confrarias é que há necessidade de fazer esse tipo de traje. Quem já tem não precisa de renovar porque este tipo de vestuário pouco se desgasta”.
O burel que é utilizado hoje continua a ser feito na região da Serra da Estrela. Ganhou novas cores e não é tão pesado como no passado.
Como salienta Alice Pinto “houve a necessidade de se produzir burel mais fino em comparação com o que era usado pelos pastores. O tecido ficou mais fácil de manobrar e também mais confortável para a pessoa que o vai usar.”
Por ser mais leve e mais fácil de manipular facilitou o trabalho das costureiras. Um pouco porque produzir uma capa de pastor ou outra peça em burel exige tempo, “tem de se adaptar os moldes ao corpo da pessoa que fez a encomenda. Depois tem de se verificar se assenta bem e só de seguida cortar a peça e costurar.”
No pequeno atelier de Alice Pinto vi as peças mais tradicionais como por exemplo uma capa de confraria com tons escuros. O espaço era partilhado com outras formas e cores mais vivas o que lhe agrada porque consegue responder a dois tipos de clientes. Aos mais jovens que procuram uma capa moderna e que gostam de a usar e “também manter a tradição ao fazer cópias das que existiam antigamente”.
Os acessórios nas peças de burel são de produtos naturais. Por exemplo, os botões são de madeira, burel e pele natural. No forro utiliza o “xadrez que é predominante nesta região, em flanela, um tecido mais macio e com alguma percentagem de lã.”
O traje do pastor tem outras peças como camisola em xadrez e calças que são em burel castanho.
Traje de pastor da serra da Estrela faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: