Violante, uma das paixões de Camões, era loura e o seu retrato está num quadro na capela da Santa Casa da Misericórdia de Algodres.

Violante Andrade
Violante Andrade

Violante Andrade era uma falsa loura como na altura era moda na corte. Segundo a interpretação de José Hermano Saraiva, podemos conhecer a ama e a amada de Camões numa pintura que hoje se encontra ao lado do altar-mor da capela da Misericórdia.

Violante e o marido, D. Francisco, estão ajoelhados e nota-se a cabeleira loura da mulher que enfeitiçou Camões desde a sua juventude em Coimbra. Nota-se ainda uma tez fina e mãos com dedos compridos. O olhar é sereno e as roupas são decoradas sem grande ostentação.
site_quadro_algodres_1337O quadro é um tríptico do século XVI foi restaurado e estava num compartimento ao lado da nave central, em cima de um armário conforme me referiu a senhora que teve a cortesia de me abrir a porta da capela.

O quadro estava neste compartimento da igreja antes de ser restaurado
O quadro estava neste compartimento da igreja antes de ser restaurado

Num outro lugar da aldeia, em conversa com alguns habitantes, fiquei com a ideia que Violante e a pintura não têm grande notoriedade em Algodres , apesar dos elogios à beleza do templo.

O quadro ao lado do altar-mor
O quadro ao lado do altar-mor

As referências dos populares eram os da Via Sacra que estão pendurados nas paredes da capela. Sabiam apenas que as pinturas tinham sido recuperadas. No entanto, a senhora que abriu a porta identificou de imediato o quadro quando lhe falei da amada de Camões.

Exterior da igreja da Santa Casa da Misericórdia de Algodres
Exterior da igreja da Santa Casa da Misericórdia de Algodres

O templo é muito bonito. Tem teto em madeira e também foi restaurado recentemente. A capela tem o altar-mor muito decorado, com várias figuras. site_misericordia_algodres_1329O trabalho em talha dourada é minucioso e encimado com o escudo nacional.
Jesus Cristo está representado em duas figuras à escala humana. O Senhor dos Passos e Cristo deitado num compartimento fechado mesmo abaixo do altar-mor. Quando visitei a capela já não estava o Senhor da Cana que, segundo uma habitante de Algodres, estava junto à porta e quando era garota assustava-se “porque parecia um homem”. Agora tiraram-no.
site_misericordia_algodres_1326A capela está ao lado da igreja Matriz e terá sido construída no século XVIII. A Misericórdia de Algodres é muito anterior. Foi constituída em 1621 numa altura em que Algodres era concelho. Um estatuto que se prolongou até ao inicio do século XIX.

Pelourinho e igreja Matriz na praça central de Algodres
Pelourinho e igreja Matriz na praça central de Algodres

Algodres terá tido um castelo mas não se sabe bem a sua localização. Admite-se que tenha sido no lugar onde está a capela da Misericórdia e até as pedras da fortaleza tenham sido aproveitadas para a sua construção.

Algodres tem um centro histórico com casas tradicionais
Algodres tem um centro histórico grande com casas tradicionais

Algodres era propriedade do conde Linhares a que pertencia a família de Violante.
A igreja da Santa Casa da Misericórdia de Algodres está classificada como Imóvel de Interesse Público.
site_violante_1331O retrato da apaixonada de Camões faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *