O Museu Ibérico da Máscara e do Traje em Bragança é o palco de uma cultura única desta região de Trás os Montes com o riso e a critica social a vestirem-se de cor e a serem reveladas pelas máscaras. Esta tradição foi distinguida pela Unesco através dos caretos de Podence e estende-se ainda à província espanhola de Zamora. Todas esta dinêmica está ilustrada no Museu.

A primeira impressão é o imenso colorido e a imaginação das mais de meia centena de mascarados.
site_mascara_3869Os trajes, as máscaras e os materiais utilizados revelam muita criatividade e também uma cultura única que é vivida no Carnaval e em particular no solstício de Inverno que é assinalado durante 12 dias. O solstício de inverno é dia 21 de Dezembro, sexta-feira.

site_mascara_3812É um momento muito especial para estas comunidades. Há vários séculos que vivem com intensidade esta época e as vivencias e tradições transmitidas de modo oral constituem um valioso património cultural.

Segundo António Tiza, Presidente da Academia Europeia da Máscara,  é a época do ano com mais festividades o que também é único em todas as regiões portuguesas.
site_mascara_3849Uma outra atividade do solstício de inverno é a visita às casas. Os caretos são liderados pelos mordomos e vão bater à porta das habitações. Saúdam com alguma formalidade os donos e recebem ofertas que são depois colocadas em varas criadas para esse efeito.
site_mascara_3809O ritual é sempre com música e com a gaita de foles. É a “música sagrada”.
No Museu Ibérico da Máscara e do Traje há algumas gaita de foles e muitos outros objetos. O edifício tem três pisos.
site_mascara_3857Há muitas e diversas máscaras e também instrumentos e fotografias de artesãos que as produzem recorrendo a materiais e a representações da mitologia local. Além do distrito de Bragança e da província de Zamora o Museu está a recolher objetos alusivos ao Carnaval em algumas partes da província de León.
site_mascaras_DSCF5317O Museu está no centro histórico de Bragança, na Cidadela, muito próximo do castelo.

Museu Ibérico da Máscara e do Traje faz parte do programa semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *