Onde hoje é o Beco do Chão Salgado existiu, até meados do século XVIII, o palácio do Duque de Aveiro. Foi destruído e salgado o terreno para nada mais crescer.
site_beco_salgado_DSCF2361O duque de Aveiro foi acusado de ser o autor do disparo contra o rei D. José em 1758 e pagou com a vida. O rei teria sido vitima de um atentado após um encontro amoroso com uma mulher da família dos Távoras.
O Marquês de Pombal foi rápido na execução do processo. No dia 4 de Janeiro foi constituído o tribunal, uma semana depois foi lida a sentença e a 13 de janeiro foram executados o duque de Aveiro e a família, os marqueses de Távora e os condes de Atouguia.
site_beco_salgado_DSCF2362A execução demorou várias horas e a primeira vítima foi a marquesa de Távora.
O ato foi público e teve lugar em Belém.
Os bens dos Távoras foram confiscados e, no caso do duque de Aveiro, o palácio foi arrasado e o chão salgado para nada mais crescer. É por esse motivo que, mesmo ao lado da Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa, está o Beco do Chão Salgado.

A placa está colocada na parede de uma pastelaria e no Verão é hábito turistas estarem sentados na rua estreita, de costas para o Padrão ou Obelisco do Chão Salgado. Tem cerca de cinco metros de altura, é de pedra e a coluna está rodeada de cinco anéis. A coluna assenta numa pedra quadrangular que numa das faces tem uma longa inscrição. Começa por dizer que “Aqui foram arrasadas e salgadas as casas de José de Mascarenhas…”
site_beco_salgado_DSCF2364Na altura da minha visita encontrei um grupo de pessoas que também se interessaram pelo monumento. Já tinham passado na rua mas nunca tinham reparado no beco. A origem é de Souropires, uma aldeia do concelho de Pinhel onde existe o único palácio dos Távoras que não foi confiscado.

João Frazão e a familia. Maria do Carmo vive no Brasile e nasceu em Souropires
João Frazão e a familia. Maria do Carmo vive no Brasile e nasceu em Souropires

O Beco do Chão Salgado é um espaço muito pequeno. Na verdade, são muito poucas as pessoas que dão pelo beco do Chão Salgado da fascinante história que ali é contada. Em parte, a responsabilidade é da rainha D. Maria I, filha de D. José e que puniu o Marquês de Pombal ao ostracismo. Ela terminou com a jura, escrita no padrão, de que, “neste terreno infame se não poderá edificar em tempo algum”.
Beco do Chão Salgado faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *