A seda e o linho cru são o casal perfeito nas mãos das bordadeiras de Castelo Branco.
A arte e os fios de seda dão cor e brilho intenso aos motivos desenhados no linho cru.

A arte é muito antiga, foi conhecida no século XVIII com um ponto com pouca torsão e por isso ficou conhecido como ponto frouxo.

Exemplar antigo do bordado de Castelo Branco
Exemplar antigo do bordado de Castelo Branco

Mais tarde, quando esta arte ressurgiu na cidade, no inicio do século XX, passou a designar-se de ponto de Castelo Branco.
Uma das características é que o bordado só tem seda no lado da frente. No verso não tem. Era para se poupar seda.

O vai vem da agulha "telecomandada
O vai vem da agulha “telecomandada

Por outro lado, a técnica é calcular o o local onde entra a agulha no lado inverso. Dizem na brincadeira que a agulha é telecomandada.

No Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco pretende-se preservar e valorizar esta arte que ainda tem algumas bordadeiras a desenvolvê-la, mesmo fora da cidade. O maior problema é a renovação porque os mais novos não se dedicam a este tipo de trabalho.

Produtores de moda também utilizam bordado de Castelo Branco
Produtores de moda também utilizam bordado de Castelo Branco

Há alguns produtores de moda e estilistas que inovam recorrendo a aplicações com o bordado. Alguns destes trabalhos podem ser vistos no Centro Interpretativo. Além de vestuário os bordados inspiraram artistas em outras criações como por exemplo os painéis que estão na Catedral de Manchester.

É um trabalho meticuloso
É um trabalho meticuloso

Lurdes Baptista aprendeu muito cedo em programas nas férias de verão. Ela e mais cinco bordadeiras trabalham no Centro. Produzem bordados próprios ou por encomenda mas seguem sempre a tradição. Seguem os desenhos antigos com motivos relacionados com a natureza como flores e pássaros)

Desenhos do bordado
Desenhos do bordado

Os desenhos são outra particularidade destes bordados. São inspirados em temas exóticos, orientais e com uma forte carga simbólica associada à Árvore da Vida de Éden. Os pássaros, as romãs, os corações e outros motivos têm um significado próprio. É o caso, por exemplo, da albarrada, um vaso de flores com duas asas que surge em muitos trabalhos e que é um símbolo da fecundidade.

Fio de seda
Fio de seda

No passado uma colcha de bordados de Castelo Branco fazia parte da lista tradicional do enxoval de uma noiva. Hoje o que se produz já não é para esse fim e há peças que chegam quase aos 40 mil euros, encomendadas por particulares..

Alguns dos trabalhos em exposiação
Alguns dos trabalhos em exposiação

Os visitantes podem ver em exposição algumas peças muito antigas. Há várias colchas trabalhadas em pormenor e com as cores vivas da seda. Lurdes e as colegas costumam trabalhar no centro e os visitantes seguem com atenção o movimento das mãos.
O Centro tem ainda uma escola oficina onde se aposta na continuidade desta arte.

Escola oficina do Centro
Escola oficina do Centro

As instalações estão no centro histórico no belo edifício a Domus Municipalis. O edificio é do século XVI e já foi casa da vila, cadeia e biblioteca. O campanário teve a função de avisar os albicastrenses quando se fechavam as portas da cidade.
Se tiver tempo não deixe de ir ver a porta da casa da vizinha de Manuel Cargaleiro. O Museu fica na rua ao lado.

Lurdes Baptista é uma das bordadeiras do centro
Lurdes Baptista é uma das bordadeiras do centro

Bordado de Castelo Branco com agulha telecomandada faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e pode ouvir aqui.

Ver Roteiros no concelho de Castelo Branco

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

1 Comment

  1. Maria do Carmo Sebastiana

    Adoro bordado de Castelo Branco mas não consigo arranjar os desenhos para bordar.onde posso comprar essas revistas?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *