É uma das paisagens mais belas dos Açores e indiscutivelmente da ilha Terceira.
A vista do alto da Serra do Cume é uma surpresa para muitos visitantes devido ao horizonte todo verde e recortado por muros negros de pedra vulcânica ou de flores das hortênsias.
São milhares de parcelas de terreno todas cobertas de verde que preenchem o Vale da Achada, também conhecido como a “manta de retalhos”
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=07rZjrgTaPA&w=560&h=315]O olhar detecta dezenas de tonalidades do verde da natureza que mudam constantemente. As nuvens, a luz, uma pequena alteração atmosférica altera os relevos, a textura e a perspectiva de várias montanhas resultantes de erupções posteriores à do vulcão que terá dado origem à Serra do Cume.

Vista para vulcões
Vista para vulcões

Conseguimos ver cinco vulcões: Cinco Picos, Pico Alto, Guilherme Moniz, Santa Bárbara e os Ilhéus das Cabras, que é um vulcão submarino. Na informação oficial classificam a vista como Geopaisagem do Geo Parque Açores.

A altura e a distancia transformam em miniaturas as casas agrícolas e centenas de vacas que se concentram em pastos recortados pelos muros de pedra.

Casas e animais parecem miniaturas
Casas e animais parecem miniaturas

A altitude ultrapassa os 500 metros. Por vezes o nevoeiro tapa a visão de toda a planície mas temos o privilégio de ter uma visão acima das nuvens.
Esta vista para uma das maiores planícies da ilha pode ser contemplada num miradouro que foi construído e está suspenso na encosta.

Vista para a Praia da Vitória
Vista para a Praia da Vitória

No outro lado há mais um miradouro e a vista é para o oceano e para a Praia da Vitória. Alcança o que se designa de Ramo Grande, uma das áreas mais férteis da Terceira, marcadamente rural e com casas com uma arquitectura muito própria e reveladora de famílias com alguns recursos.

Base aérea das Lajes
Base aérea das Lajes

É nesta parte da ilha que está a pista e a base aérea das Lajes.
Ao longo da encosta da serra são visíveis muitas vacas a pastar que não se incomodam com a passagem dos turistas nem com o barulho contínuo das eólicas.

As vacas
As vacas “musculadas”

Devem ser musculadas porque muitas passam o dia em encostas muito íngremes.
A manta de retalhos da Serra do Cume faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *