Um excelente património natural com fugas a praias fluviais e contemplar paisagens únicas do Zêzere e da Ribeira de Alge.
O ponto de partida é a Foz de Alge onde a Ribeira que vem da Serra da Lousã atravessa o concelho de Figueiró dos Vinhos e junta-se ao rio Zêzere. No alto da serra, no miradouro, temos uma visão de conjunto da simbiose.
O miradouro fica junto à povoação de Foz de Alge onde há um parque de campismo e restaurantes com pratos de peixe do rio.
Nada comparável com a vista!
O miradouro tem um pequeno passadiço que nos ajuda a descobrir a melhor perspectiva para uma foto, tipo postal ilustrado. Uma pequena península no meio, entre a ribeira e o rio, parece uma língua de terra. Tem várias casas, uma zona verde, relvado e termina com um cais. Habitualmente há barcos de recreio.
É também frequente ver embarcações de desporto e até há quem vá de barco até Dornes.
Foz de Alge está a 9km de Figueiró dos Vinhos.
O acesso é fácil, por uma estrada que contorna as serras, tal e qual como a Ribeira de Alge que se vê em várias partes do percurso, cheia de pressa para se juntar ao Zêzere.
Antes de chegar à foz a ribeira esconde parcialmente uma antiga fundição que funcionou quase três séculos. É um dos mais relevantes sítios de arqueologia industrial desta região e que teve um papel importante no desenvolvimento económico.
Trabalhava o ferro que era extraído junto ao rio e produziu as munições para os canhões que fustigaram os franceses quando das Invasões.
Agora está em ruínas. Várias construções em pedra são ainda visíveis, parcialmente soterradas e uma das melhores perspectivas é na ponte que nos leva a Foz de Alge.
A etapa seguinte é reencontrar a Ribeira de Alge em Casal de S. Simão mas primeiro fazemos uma paragem na praia fluvial de Ana de Aviz.
É uma represa com águas límpidas e vigiada. Tem estruturas de apoio e uma zona com relvado. É também uma paragem para quem viaja no IC8. É fazer um pequeno desvio, dar umas braçadas e regressar à estrada.
No Casal de S. Simão é diferente. A praia exige mais tempo. Mais do que um dia para quem pretende descobrir uma das mais bonitas aldeias de xisto.
A praia de São Simão fica entre duas enormes fragas e é aqui que voltamos a encontrar a Ribeira de Alge, num ambiente natural e selvagem, com pouca intervenção humana.
A água é fria. A ribeira corre entre as rochas e muitas sombras. Há percursos pedestres ao longo da ribeira e encontram-se recantos naturais completamente isolados.
Uma das formas de descobrir este património natural é através de trilhos.
Há vários percursos como a Grande Rota do Zêzere, o percurso circular em S. Simão e um outro que vai até Ferraria de S. João, no concelho de Penela.
Na época balnear a Câmara de Figueiró dos Vinhos promove acções de animação nas praias fluviais e transporte público.
Foz de Alge e a deslumbrante simbiose com o Zêzere faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, Foz de Alge e a deslumbrante simbiose com o Zêzere, pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: