Um excelente património natural com fugas a praias fluviais e contemplar paisagens únicas do Zêzere e da Ribeira de Alge.
O ponto de partida é a Foz de Alge onde a Ribeira que vem da Serra da Lousã atravessa o concelho de Figueiró dos Vinhos e junta-se ao rio Zêzere. No alto da serra, no miradouro, temos uma visão de conjunto da simbiose.

O miradouro fica junto à povoação de Foz de Alge onde há um parque de campismo e restaurantes com pratos de peixe do rio.
Nada comparável com a vista!

Vista do miradouro
Vista do miradouro

O miradouro tem um pequeno passadiço que nos ajuda a descobrir a melhor perspectiva para uma foto, tipo postal ilustrado. Uma pequena península no meio, entre a ribeira e o rio, parece uma língua de terra. Tem várias casas, uma zona verde, relvado e termina com um cais. Habitualmente há barcos de recreio.

Cais com embarcações de recreio
Cais com embarcações de recreio

É também frequente ver embarcações de desporto e até há quem vá de barco até Dornes.
Foz de Alge está a 9km de Figueiró dos Vinhos.

Ribeira de Alge a serpentear as montanhas
Ribeira de Alge a serpentear as montanhas

O acesso é fácil, por uma estrada que contorna as serras, tal e qual como a Ribeira de Alge que se vê em várias partes do percurso, cheia de pressa para se juntar ao Zêzere.

Ruínas da antiga fundição
Ruínas da antiga fundição

Antes de chegar à foz a ribeira esconde parcialmente uma antiga fundição que funcionou quase três séculos. É um dos mais relevantes sítios de arqueologia industrial desta região e que teve um papel importante no desenvolvimento económico.
Trabalhava o ferro que era extraído junto ao rio e produziu as munições para os canhões que fustigaram os franceses quando das Invasões.

Ruínas da antiga fundição
Ruínas da antiga fundição

Agora está em ruínas. Várias construções em pedra são ainda visíveis, parcialmente soterradas e uma das melhores perspectivas é na ponte que nos leva a Foz de Alge.

A etapa seguinte é reencontrar a Ribeira de Alge em Casal de S. Simão mas primeiro fazemos uma paragem na praia fluvial de Ana de Aviz.

Praia fluvial de Ana de Aviz
Praia fluvial de Ana de Aviz

É uma represa com águas límpidas e vigiada. Tem estruturas de apoio e uma zona com relvado. É também uma paragem para quem viaja no IC8. É fazer um pequeno desvio, dar umas braçadas e regressar à estrada.
No Casal de S. Simão é diferente. A praia exige mais tempo. Mais do que um dia para quem pretende descobrir uma das mais bonitas aldeias de xisto.
site_ssimao_praia_5414A praia de São Simão fica entre duas enormes fragas e é aqui que voltamos a encontrar a Ribeira de Alge, num ambiente natural e selvagem, com pouca intervenção humana.
site_ssimao_praia_5412A água é fria. A ribeira corre entre as rochas e muitas sombras. Há percursos pedestres ao longo da ribeira e encontram-se recantos naturais completamente isolados.

Uma das formas de descobrir este património natural é através de trilhos.
site_ssimao_aldeia_5427Há vários percursos como a Grande Rota do Zêzere, o percurso circular em S. Simão e um outro que vai até Ferraria de S. João, no concelho de Penela.

Na época balnear a Câmara de Figueiró dos Vinhos promove acções de animação nas praias fluviais e transporte público.
Foz de Alge e a deslumbrante simbiose com o Zêzere faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, Foz de Alge e a deslumbrante simbiose com o Zêzere, pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *