A freguesia de Jarmelo de S. Pedro pertence ao concelho da Guarda, agrega cerca de uma dezena de aldeias, no entanto, tem apenas três centenas de habitantes.

Donfins
Donfins

Em algumas aldeias percorremos ruas desertas. Vemos apenas casas de granito de um só piso, com poucas janelas e portas de madeira corroídas pelo tempo. Há uma sonolência no desfile das habitações encostadas umas às outras. Como se tivessem adormecido na noite em que os ocupantes foram embora.
site_donfins_DSCF1746Um dos locais onde encontramos este cenário é em Donfins. António Santos, presidente da Junta de Freguesia de S. Jarmelo de S. Pedro, explica que os poucos recursos da aldeia, a falta de água, saneamento…ajudou à desertificação.  “As pessoas queriam alguma comodidade e como não tinham os meios básicos acabaram por se deslocar para outras aldeias ou para as cidades no litoral. Tal como a maior parte desta região do interior. A aldeia foi morrendo aos poucos e, daí, as casas irem-se mantendo.”

site_donfins_3542Na altura em que visitei Donfins estavam a instalar a rede de saneamento básico. No entanto, em muitas ruas a arquitetura original das casas, as rendas nas janelas e as portas semicerradas criavam a ilusão de que as pessoas simplesmente foram embora deixando tudo igual à rotina diária. Um museu “in situ” do que era a aldeia há algumas décadas.
site_donfins_3540Mas António Santos chama-me a atenção que “há algumas décadas atrás, havia muita gente. As terras estavam todas cultivadas e as casas habitadas. As casas que hoje parecem palheiros naquela altura vivia gente. Infelizmente estão todas ao abandono e a maior parte delas com uma grande degradação.”

site_donfins_3538As que se vêm no traço original não sofreram alterações. Deixaram-nas, as famílias saíram. Ficou tudo como estava, só o tempo lhes deu uso. Por sua vez, as poucas casas habitadas já têm um traço diferente porque têm sido remodeladas

site_donfins_3543Um outro sinal de que ainda há algumas pessoas na aldeia é dado pelas pequenas hortas e árvores de fruto. Próximo da estrada está uma cegonha, ou picota, com um balde para retirar a água do poço. site_donfins_DSCF1759São vestígios dos trabalhos agrícolas, a base da economia local que tem uma forte ligação à Guarda que dista a pouca distância. “A distância são 17km. É perto. Geralmente vêm cá pessoas comprar os produtos diretamente aos agricultores. Compram e depois levam.”

site_donfins_3552Uma das ruas onde também somos surpreendidos é a da capela, até à rua dos Sapateiros. Deparamos com um volumoso conjunto de penedos. As rochas são maiores do que a maior parte das casas. site_donfins_3544Um dos penedos tem uma fresta no meio e na parte superior está colocado um sino. A armação é metálica, não fosse Donfins terra de ferreiros e um deles, Mateus Miragaia é o último que produz tesouras de tosquia. A estrutura de ferro apoia-se na rocha e permite a suspensão do sino. A corda do badalo corre quase até ao chão. Só faltam os garotos para tocar o sino e dar as voltas ao povo.

Os confins de Donfins faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Ver Roteiros pelo concelho da Guarda

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *