Vide é um breve ponto de passagem entre as serras do Açor e da Estrela e faz também a ligação entre os vales e alguns dos lugares mais altos de Portugal. Conjuga ainda a natureza do xisto com a montanha de granito. Está no melhor de dois mundos.

site_vide_DSCF3719O elo de ligação é uma bonita ponte românica, com um arco perfeito, que dá passagem à Ribeira de Alvoco. A ponte, e em particular a ribeira, são os elementos marcantes de Vide. Na paisagem, no clima, nos tempos livres…
site_vide_DSCF3704Diz João Orlindo, presidente da Junta de Freguesia que a ribeira “é a alma da aldeia. Uma das margens é na serra do Açor e a outra margem na serra da Estrela.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=a1209vxObBw]

Atravessando a ponte, que tem cerca de 15 metros, passamos da serra do Açor para a serra da Estrela ou vice-versa.”
site_vide_DSCF3697A Ribeira de Alvoco tem cerca de 40 km. Nasce na serra da Estrela. “É água que cai na Torre e passa em Vide através da ribeira de Loriga ou da ribeira de Alvoco. Por outro lado, Vide é a única aldeia em que a ribeira passa no meio”
site_vide_DSCF3718É para a ribeira que há 300 anos olham a bonita torre da igreja, as janelas e as varandas dos prédios. Um muro alto, em cada margem, protege Vide da fúria da Ribeira de Alvoco em dias de grande pluviosidade.
site_vide_DSCF3696Os edifícios de dois e três pisos acompanham o curso de água e alguns revelam a tradição do xisto. “Maioritariamente as casas são de xisto e foram rebocadas e pintadas. Vide em meados do século XX era uma aldeia de xisto.
site_vide_DSCF3725A partir da década de 50, com a migração para Lisboa, com a entrada de muito dinheiro com a atividade da resina, de facto, toda a gente queria uma casa branca. Rebocaram e pintaram de branco.
site_vide_DSCF3723Numa época posterior, talvez devido à influência de Piodão, a aldeia histórica, está a 10 km, começou a haver uma preocupação de reativar o gosto pelo xisto e temos várias casas reconstruídas em xisto.”

site_vide_lagar_DSCF3731Uma das habitações mais antigas e também mais interessante fica ao lado do Lagar do Ribeiro que foi musealizado. Com algum esforço a casa consegue manter a varanda coberta com um alpendre para nos mostrar como eram hábitos passados.
site_vide_casa_DSCF3755“É, talvez, a casa mais antiga de Vide, numa perspectiva de arquitectura tradicional. Com o xisto e uma varanda coberta. No tempo em que as janelas não tinha vidro o alpendre permitia que estivessem abertas quando chovia e que também entrasse luz natural para dentro de casa. site_vide_DSCF3721No Verão, quando das noites muito quentes, as pessoas podiam descansar nessas varandas e até socializassem de varanda para varanda. Como as ruas eram estreitas, elas podiam falar, no escuro, não havia eletricidade. Tinha essa função. Esta casa está datada de 1734.”
site_vide_DSCF3698A casa mais antiga de Vide está no lado da serra da Estrela. As ruas são estreitas, sinuosas e adaptam-se à encosta. Um pouco mais acima começam os socalcos para aproveitamento agrícola. Começa a afirmar-se a outra marca, de Aldeia de Montanha.
site_vide_DSCF3720Vide é uma aldeia de montanha por várias razões. Em primeiro lugar pela sua natureza. Fica entre as serras do Açor e da Estrela. A freguesia de Vide tem 24 aldeias, o ponto mais baixo são 270 metros de altitude e o ponto mais alto é de 1340 metros. Há uma amplitude significativa. Outra razão é porque se insere num projeto mais vasto, da Adiram.

site_vide_DSCF3702Neste momento há 46 aldeias designadas como Aldeias de Montanha e que estão a tentar trilhar um caminho que tem sido desenvolvido por outro projeto que é o das Aldeias de Xisto. A nossa particularidade, enquanto Aldeia de Montanha, é que sejam as comunidades a dinamizar e a fazer reviver as tradições dessas aldeias” conta ainda João Orlindo
site_vide_lagar_DSCF3740Um dos projetos é o Lagar do Ribeiro, movido a água e foi restaurado. Oferece ainda objetos e imagens associadas às pessoas e atividades tradicionais.
site_vide_DSCF3700O enquadramento natural e o desenvolvimento de projetos que ajudam a descobrir a serra da Estrela propiciou também vários trilhos. “Vide tem a sorte de ter vários percursos pedestres. Tem percursos no âmbito das Aldeias de Montanha. Tem o que liga Torre a Vide, o percurso circular de Vide que é a Rota do Meandros. Depois, é atravessado pelo QR22, a grande Rota das Aldeias Históricas que liga Linhares a Piódão.”
site_vide_DSCF3701Em três lugares da serra do Açor, Ferraduras, Carvalhinhos e Fontes do Cid, temos outro tipo de património relevante. São gravuras rupestres feitas na rocha por picotagem. “São gravuras da Idade do Ferro. Comprovadamente há 4 mil anos, de forma sazonal ou em permanência, havia comunidades humanas que viviam por aqui. Do pastoreio. site_vide_DSCF3727Deixaram algumas gravuras…. Tivemos uma associação de arqueologia que se interessou em determinado tempo por estas gravuras. A Adruse, uma associação de desenvolvimento regional, financiou um centro interpretativo.”
Não muito longe, igualmente na serra do Açor, encontramos, por exemplo em Chão de Égua gravuras rupestres feitas com a mesma técnica das de Vide
site_vide_DSCF3710No Verão a Ribeira de Alvoco propicia na freguesia de Vide várias praias fluviais e naturais.

João Orlindo, presidente da União de Freguesias de Vide e Cabeça
João Orlindo, presidente da União de Freguesias de Vide e Cabeças

Vide está no melhor de dois mundos faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *