Um oásis na “terra quente” transmontana. Na praia fluvial da Congida refrescamo-nos no rio Douro, descansamos à sombra num relvado, descobrimos de barco o rio e podemos saborear peixes do rio.
site_cogida_DSCF5276O que impressiona logo à primeira vista é a paisagem. O rio Douro espraia-se, o vale é profundo, mas não é encaixado como uns quilómetros antes, nas enormes arribas que separam Trás-os-Montes de Espanha. Na Congida, próximo de Freixo de Espada à Cinta, facilmente chegamos junto à água.
site_cogida_0355Para um banho ou acompanhar o desfile de pequenos barcos de pesca e desfrutar da bonita paisagem que é em tudo igual numa ou noutra margem do rio, apesar do Douro servir de fronteira.

site_cogida_0354“Lá em cima o rio estreita, entre Portugal e Espanha, e o barco passa quase a bater num lado e noutro” detalha Maria da Conceição referindo-se a uma embarcação de cruzeiros que que na altura estava ancorado no cais fluvial e faz passeios no Douro. site_cogida_0358“Vai daqui até Lagoaça e depois vira para trás. As pessoas reservam e sai daqui às 10h e por volta das 13,30h regressa. No Verão é todos os dias.”

site_cogida_0348Para jusante viagem tem de ser curta porque, um pouco mais à frente, o rio Douro é travado por uma barragem espanhola. site_cogida_0352A praia fluvial da Congida tira proveito das águas calmas da albufeira. “É calminho e a água está quentinha. Pode ir molhar, pode tomar banho que eu estou-lhe a dizer que está quentinha” assegurou-me Maria da Conceição.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=QykhcHw74KM]

A praia fluvial foi distinguida com bandeira azul e tem uma piscina flutuante. Há alojamento e vários equipamentos de apoio e de lazer. “Aqui tem o café, a zona de merendas, tem os peixinhos que eu faço aqui, peixes do rio. É o barbo, carpa e ablete.
site_cogida_0365Mesmo fora da época balnear Maria da Conceição continua a oferecer os peixes do rio, “eu continuo a vir para aqui, essencialmente aos fins de semana, a fazer os peixinhos.”
site_cogida_DSCF5272O café tem uma excelente vista para o Douro. Está mesmo ao lado do rio e tem uma plataforma de madeira que fica colada ao Douro.
site_cogida_0353O acesso a Freixo de Espada à Cinta é rápido.
O roteiro por Freixo de Espada à Cinta tem várias paragens obrigatórias. site_freixo_e_cinta_igreja_DSCF0815A vila com traços manuelinos, a igreja, a torre e o freixo estão todos muito próximos.

Miradouro do Penedo Durão
Miradouro do Penedo Durão

Uma das melhores vistas do Douro é no fantástico miradouro de Penedo Durão e, relativamente próximo da praia fluvial, não pode perder o cavalo de Mazouco.
Cavalo de MazoucoFoi descoberto pelo arqueólogo e historiador Nelson Rebanda, também pioneiro na descoberta das gravuras rupestres do Vale do Côa.

Maria da ConceiçãoPraia Fluvial da Congida – um mergulho no Douro na terra quente trasmontana
faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *