O Poço Azul é uma obra inacabada da Natureza. É um refúgio em construção há milhares de anos e que está em permanente evolução.
site_poco_azul_5683Fica perto de Sobrosa, no concelho de São Pedro do Sul. A ribeira da Landeiras na ânsia de se juntar ao rio Vouga, passa por caminhos estreitos, selvagens, ultrapassa rochas graníticas, vai moldando as pedras e afunda numa pequena lagoa de dois a três metros de profundidade.
site_poco_azul_DSCF2479A densidade reforça o azul e a água é de tal forma cristalina que vemos sem dificuldade o fundo da lagoa.
Pouco depois, a ribeira passa por outra cascata muito pequena e esconde-se de novo entre o denso arvoredo. site_poco_azul_5698Os poucos metros do percurso onde se revela aos nossos sentidos, mostra que sabe seduzir. Um dos seduzidos encontrei-o no caminho de regresso. Antecipo o testemunho de Eduardo Teixeira: o Poço Azul é uma maravilha porque é o rio que desce a montanha. site_poco_azul_5685São penedos e mais penedos e depois tem dois socalcos, do género de poças grandes, e a água é azul. Tem recantos extraordinários e mesas para se merendar.site_poco_azul_5682 Depois tem escadas em pedra, tudo seguro, com resguardos, porque aquilo é perigoso. Desci, custa um pouco mas vale a pena. Adorei.”

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=FIsVB6KbGfI]

Eduardo Teixeira não referiu mas ficam já a saber, em particular os que querem ir tomar banho: a água é fria. Como ouvimos, para lá se chegar temos de descer uma encosta íngreme.
site_poco_azul_DSCF2481Os que preferem apenas ir ver têm um miradouro. Fica a alguns metros de altura e oferece uma visão de conjunto do ambiente selvagem. Também uma fotografia que ilustra o adágio: “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. No mínimo, vai arredondando o granito e improvisa novas formas aos penedos.
site_poco_azul_5678O acesso ao Poço Azul é feito a pé. Cerca de meio quilómetro por um caminho que revela a vegetação luxuriante com pinheiros, castanheiros e também videiras. Ajuda no Verão a ter sombras e a refrescar.
site_poco_azul_DSCF2463A vista da serra da Arada reforça a sensação de isolamento e de um ambiente natural.
Conforme se pode ler num cartaz afixado na estrada, antes do desvio pedestre, o Poço Azul faz parte da Rota da Água de da Pedra.

Manhouce o maciço da Gralheira
Manhouce o maciço da Gralheira

O Poço Negro fica próximo de Manhouce e é resultado da passagem do rio Teixeira que provoca igualmente uma piscina natural. É um bom pretexto para descobrir Manhouce.

site_eduardo_teixeira_5668Um Poço Azul e de encantos naturais em São Pedro do Sul e maçónicas faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *