A paisagem na Barroca, Janeiro de Cima (concelho do Fundão), e Janeiro de Baixo (Pampilhosa da Serra) é muito parecida, com o domínio de serras altas.

Álvaro
Meandro do Zêzere

Álvaro (Oleiros) fica sensivelmente a meio e, do ponto de vista paisagístico, o rio corre por vales mais abertos e serpenteia as serras com os famosos meandros, alargando o seu leito.

Pedrogao Grande
Ponte Filipina próximo de Pedrógão

Em Pedrógão Pequeno (Sertã) e Mosteiro (Pedrogão Grande) as paisagens voltam a ser de vales mais estreitos, vistas mais fechadas, com notórias exceções, como são o caso das albufeiras de Cabril e o enorme lago da barragem de Castelo de Bode.

Barroca
Espelho de água na Barroca

Todas as seis aldeias de xisto têm praias fluviais, com exceção de Barroca. Há um lindo espelho de água, mas as correntes refletem a passagem pelas minas da Panasqueira e não é adequado tomar banho.
No património edificado destaca-se Álvaro pelas sete igrejas e capelas. Álvaro é uma das chamadas “aldeias brancas” por o xisto estar coberto de reboco pintado de branco, tal como em Pedrógão Pequeno onde se destaca igualmente a igreja Matriz e o infeliz pelourinho.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ZqQLiip3aAU]

A fazer uma escolha, a opção seria Janeiro de Cima depois Álvaro. Porque combinam o património natural com o património edificado e imaterial.

site_cabecalho_jcima_praia2_hdr
Janeiro de Cima

Janeiro de Cima é muito bonito. Ao nascer do sol ou ao por do sol é deslumbrante o reflexo no xisto e nos seixos que dão corpo às paredes das casas. A zona urbana foi recuperada e tem ruas que são um primor. A praia fluvial é igualmente interessante. O açude forma um bonito e refrescante espelho de água.

Janeiro de Baixo
Janeiro de Baixo

A opção de Janeiro de Cima permite descobrir Janeiro de Baixo,

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=t1NIXLUmlBg]

fica muito próximo, e Barroca. Pelo caminho há ainda magníficos miradouros como é exemplo o da Sarnada.
Aqui pode ver reportagem sobre Janeiro de Cima

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=DSCovEILnLk]

Álvaro é uma surpresa. É uma varanda para o rio Zêzere. Alonga-se no topo de uma encosta virada para o vale do rio onde está uma praia fluvial. É num dos vários meandros.

Renascer de Álvaro
Ponte rodoviária junto a Álvaro e a praia fluvial

A vista a partir do largo da igreja é espetacular.
Álvaro tem ainda um rico património religioso com várias igrejas, capelas e alminhas, um legado da Ordem de Malta.

Álvaro
Álvaro

Descobrem-se ainda histórias e esqueletos, como o do capitão, na igreja da Misericórdia.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=QKJXXJUUEWA]


Aqui
pode ver reportagem sobre Álvaro.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=syfm2WWfHGI]

Álvaro está relativamente isolada, não há o risco de invasões de turistas, tal como Mosteiro, com a sua bonita ribeira.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=WwT5mT14eis]
Além do rio e do xisto há um outro denominador comum: os incêndios. Esta região tem uma baixa densidade populacional, muitas povoações estão dispersas com as populações a procurarem terras menos pobres. Abunda a floresta. O pinheiro está a ser substituído pelo eucalipto. Mesmo após a última vaga de incêndios em 2017.

Praia de Valhelhas
Praia de Valhelhas

Para além das Aldeias do Xisto, o Zêzere namora outros lugares fantásticos. A começar pela primeira praia fluvial, ainda na serra da Estrela. É em Valhelhas.

Foz de Alge
Foz de Alge

No concelho de Figueiró dos Vinhos há uma outra praia fluvial que é obrigatório visitar. Foz de Alge, a junção da ribeira de Alge com o rio. Um pouco mais à frente vamos para o grande lago da Barragem de Castelo de Bode.

Cirios em Dornes
Dornes

A albufeira tem vários pontos de interesse, destaco Dornes, o Lago Azul, o Miradouro na Capela de S. Pedro de Castro e o Penedo Furado

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *