O Vale Formoso das Furnas, na ilha de S. Miguel, é único. Estamos num vale que é a cratera um vulcão adormecido, em 1630, depois de uma profunda transformação desta zona. Como a Leonor de Camões, “formosa e não segura” (…) “Tão linda que o mundo espanta”

Fumarolas onde se faz o Cozido das Furnas
Fumarolas onde se faz o Cozido das Furnas

É um dos três vulcões centrais activos na ilha. As fumarolas são sinal de que está apenas adormecido.
site_furnas_DSCF6030Ficam ao lado da Lagoa e é onde fazem o cozido tradicional com as carnes a serem cozinhadas durante cerca de cinco horas nos vapores do vulcão.
Outras características revelam o sitio vulcânico. Por exemplo, a vegetação luxuriante. siteg_furnas_dscf6193Destaca-se também a riqueza a nível hídrico que quase não tem comparação na Europa, conforme destaca Hélia Palha, directora do Parque Natural de S. Miguel. “É uma das maiores hidrópoles da Mundo e a maior em termos de variedade de águas termais e minerais.”
São inúmeros os cursos de água, fontes e riachos.
siteg_furnas_dscf6199Por outro lado, é substancial a diversidade de águas. Frias, quentes, tépidas, sulfúreas, mineralizadas …
Uma variedade bastante grande já estudada por vários especialistas para fins medicinais. Este é um dos motivos porque há também vários espaços termais onde tomamos banho ao ar livre, em água quente. Entre os 35 e 40 graus em quase todas as estações do ano.

Piscinas de água quente da Dona. Beija nas Furnas
Piscinas de água quente da Dona Beija nas Furnas

Nuns casos a água a corre num pequeno vale, como é exemplo a Poça da Dona Beija, ou em água quase parada, como no tanque termal do Parque Terra Nostra.
site_terra_nostra_banho_3244Pouco depois de entramos no deslumbrante jardim, no meio de um verde exuberante, subimos uma escada de pedra com poucos degraus e deparamos com um lago enorme, com uma pequena ilha, e várias pessoas a tomarem banho.
siteg_terra_nostra_banho_dscf6218Perante este cenário não é de admirar o espanto dos visitantes.
A água termal é castanha deita alguns vapores porque a temperatura chega próximo dos 40 graus.
siteg_terra_nostra_banho_3254Tem um efeito medicinal e reconfortante. Só é pouco saudável para os telemóveis que alguns levam para o banho. Para as selfies e para registarem um momento único.

A lagoa e a Capela de Nossa Senhora da Vitória
A lagoa e a Capela de Nossa Senhora da Vitória

O Vale Formoso das Furnas “que o mundo espanta” faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *