A vinha está presente em quase toda a freguesia. Em grandes extensões ou até nos quintais que rodeiam as habitações.
site_silgueiros_2177Numa rua de Pindelo de Silgueiros abre-se o portão do quintal da casa e vemos arcos desenhados por videiras que dão as boas vindas ao olhar coscuvilheiro.
Percorremos a estrada principal e pequenos marcos ou muros de granito delimitam o verde da vinha desenhada em linhas perpendiculares.
site_silgueiros_quinta_lemos_2034Estamos na freguesia de Silgueiros onde, dizem, nasceu o vinho do Dão. A literatura oficial garante que “não há dúvidas de que os vinhos de Silgueiros estiveram, desde há séculos, na mesa de reis e príncipes. A região de Silgueiros produz vinhos de excelência sobejamente conhecidos.”
site_silgueiros_quinta_lemos_2050Aida Figueiredo, topografa e conhecedora desta região do Dão, encontrei-a num dos quinze povoados da freguesia e também refere que “Silgueiros é forte em vinho. Tem a cooperativa de vinhos, a Pedra Cancela e outros vinhos conhecidos são daqui . Fala-se que aqui em Silgueiros há um micro clima. Nós estamos em Viseu e ainda não se vêm cerejas e em Silgueiros a cereja já pinta por volta de Maio, já há cerejas para se comer, devido ao microclima. É mais quente.”

site_silgueiros_2160O microclima é uma bênção da proteção das serras do Caramulo e da Estrela que circundam a freguesia. Há muito que a população local o reconhece e as duas serras fazem parte da heráldica de Silgueiros.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=_YUC3OB7i3s]

A própria Região Demarcada do Dão, regulamentada há mais de um século, em 1907, é definida em função desta orografia. Situa-se no planalto protegido pelas serras do Caramulo, Bussaco, Açor, Estrela e serra da Nave. Formam um círculo que é preenchido por três rios: Dão Mondego e Alva.
site_povoa_dao_rio_2065Parte do percurso dos rios é em paralelo. Na freguesia de Silgueiros passa o rio Dão. Podemos vê-lo muito calmo no vale do silêncio de Póvoa Dão, embrulhado em colinas de granito.
Apesar de a principal atividade nos últimos séculos ser a agricultura, e em particular a vinha, os terrenos são pouco férteis, graníticos, e a vinha está plantada entre os 400 e 500 metros de altitude.
site_silgueiros_quinta_lemos_2030 “Há pequenas quintas e há dois ou 3 grandes proprietários de quintas. De resto, são produtores pequenos” adianta Ainda Figueiredo.
O enoturismo tem dado visibilidade às quintas de maior dimensão. É frequente em pequenas aldeias encontrarmos sinalética que nos encaminha para lugares retirados com grandes plantações e detentores de marcas de vinhos.
A vinha familiar também está a mudar. Embora continue a ser uma das marcas da atividade local, “muita gente trabalha fora, trabalha na cidade.
site_mulher_mosteiro_silgueiros_2149São mais os avós, os pais e quem vai herdando que mantém as vinhas. Com excepção das quintas que é vinha para venda. A vinha familiar é mesmo por gosto para manterem porque já trabalham fora daqui.”

site_silgueiros_quinta_lemos_2042Um outro sinal do microclima local foi a vindima se ter iniciado no inicio da segunda quinzena de Agosto. Tractores carregados de uvas condicionavam o trânsito nas ruelas muito estreitas de Passos de Silgueiros. Numa quinta, relativamente próximo, algumas pessoas transportavam à cabeça tabuleiros com uvas que eram depositadas num trator. A maioria eram mulheres.
site_silgueiros_quinta_lemos_2036“Provavelmente são pessoas daqui e já com alguma idade. Depois também havia a situação de as pessoas se ajudarem mutuamente. Agora colhemos aqui, depois vamos à tua e mais tarde à do outro…. As pessoas ajudavam-se, era assim que isto funcionava.”

site_silgueiros_2157A visita pode estender-se a algumas quintas, à Adega de Silgueiros também ao Museu Etnográfico de Passos de Silgueiros, mas confirme primeiro. Tem estado condicionada a entrada devido à pandemia.

Entrada para Quinta de Lemos
Entrada para Quinta de Lemos

Silgueiros: o berço do vinho do Dão faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *