O miradouro de Frei Estevão é um ponto de paragem obrigatório na Nacional 222 em Ervedosa do Douro.
O miradouro fica mesmo ao lado da rodovia que namora o rio. É parar e ver de imediato um dos cenários mais bonitos do Douro e que ilustra o motivo porque toda esta área foi classificada pela Unesco como Património Mundial da Humanidade na categoria de paisagem cultural.
Em primeiro plano surge uma encosta ingreme, em forma de cone, decorada com linhas circulares da vinha que encaminham o olhar para um enorme vale onde o rio se aconchega. “É uma vista espetacular. Acho que temos o privilégio de termos estas paisagens incríveis em Portugal.”
A descrição é de Maria Leão Torres que tinha acabado de chegar de mota. “Vivemos próximo do Porto e vir para esta zona é espetacular porque podemos ter uma paisagem completamente diferente daquilo a que estamos habituados.”
O miradouro está a uma altitude de 435 metros. A vista e ampla e deslumbrante. Para o amplo vale de Ervedosa do Douro, com retalhos de verde da oliveira e da vinha – a freguesia é a maior produtora de vinho do Porto em toda a região demarcada – e a vista segue para o rio Douro que corre a direito até se juntar com o rio Pinhão. Depois desaparece num meandro apertado. Neste percurso sobressai a ponte metálica, “é lá ao fundo que já se consegue ver a ponte para o Pinhão e dizem que é a estrada mais bonita do mundo. Por isso, é uma das razões porque estamos a fazer este percurso.” Maria Leão Torres estava a viajar de mota pela Nacional 222. Regressavam de Vila Nova de Foz Côa e paravam onde a paisagem mais seduz o olhar.
O miradouro de Frei Estevão foi um dos que mais gostaram. “Sim, a par do Museu do Côa. Este também tem uma vista espetacular com a vista dos socalcos das vinhas. É mesmo muito bonito. É o que estamos à espera quando vimos para esta zona do alto Douro Vinhateiro.”
O movimento no miradouro é muito grande. Como fica à beira da estrada é um pára-arranca. Há muita gente em motos e carros que faz uma pausa. O miradouro tem um parque de merendas, foi construído em 2003 e é da autoria do arquiteto António Carvalho.
Quem segue em direção ao Pinhão, na mesma descida, um pouco mais à frente, tem outro ponto de paragem com uma vista igualmente interessante.
Miradouro de Frei Estevão e da N222 faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: