O miradouro Casal de Loivos é a varanda de Pinhão

Do miradouro Casal de Loivos contemplamos o vale, Pinhão, o Douro e a vinha a abraçar os montes em forma de cone do outro lado da margem do rio.

No alto do monte o miradouro da Quinta das Carvalhas
No alto do monte o miradouro da Quinta das Carvalhas

A par do miradouro da Quinta das Carvalhas, que fica do outro lado do rio Douro, Casal de Loivos oferece uma das mais bonitas vistas do douro vinhateiro. “É um sitio espetacular, é fantástico. É uma paisagem espetacular. Pela natureza e o rio Douro tem ali a ponte. A paisagem é diferente do que estamos habituados.”
site_casal_loivos_DSCF5693As considerações são de Joana Carvalho e Fábio Teixeira. Estavam sentados num dos bancos de madeira do miradouro a contemplar o rio Douro, Pinhão, a ponte que com os tons brilhantes destaca-se do verde da vinha e da oliveira que decoram as serras altas e com encostas muito ingremes.

A mão humana desenhou na natureza. Umas vezes com linhas circulares da vinha e dos socalcos, outras vezes com manchas de oliveiras nos pontos mais altos.
site_casal_loivos_DSCF5703No vale o rio corre também intervencionado pela vontade humana através das barragens. Um pouco antes, a montante, fica a da Valeira.
Do miradouro vemos uma grande extensão do rio que depois de passar por Pinhão faz uma curva apertada e descreve um S a caminho de peso da Régua.
site_casal_loivos_1036O trabalho da natureza e dos homens criaram uma paisagem cultural classificada pela UNESCO como Património da Humanidade e que é uma obra-prima. “É tudo em si. O enquadramento do rio com as vinhas torna toda a paisagem um espaço espetacular.”

Joana Carvalho e Carlos Teixeira
Joana Carvalho e Fábio Teixeira

Junto ao miradouro está um mapa. Já gasto, mas que ainda nos consegue informar de alguns pontos de referência que se conseguem observar. Um deles é a foz do rio Pinhão que, devido à distância a que estamos, temos de ter um olhar cirúrgico que nos leva ainda para a descoberta da entrada da linha de caminho de ferro no Pinhão.
site_comboio_tua4aÉ deslumbrante todo o percurso a acompanhar o rio, como também na outra margem. A Nacional 222 que namora também o rio Douro até Peso da Régua, num dos troços mais elogiados.

site_casal_loivos_DSCF5690Casal de Loivos (N 41.19865° W 7.53205º) fica a meia dúzia de quilómetros de Pinhão, na estrada para Alijó. O acesso pode ser feito por automóvel. Terá de percorrer ruas estreitas no meio da povoação e, espera-se, que não coincida com um funeral porque o miradouro fica mesmo em frente do cemitério.

site_casal_loivos_DSCF5692O miradouro Casal de Loivos é a varanda de Pinhão faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo