A Cruz Alta é o culminar celestial, a aproximação às divindades. É verdade que hoje tem funções mais mundanas como namorar ou ponto de observação de incêndios, mas muitos visitantes da serra do Bussaco preservam o espírito dos monges que durante séculos viveram aqui e deixaram um legado fabuloso, em particular a notável Mata do Bussaco, candidata a Património Mundial da Humanidade pela Unesco.
site_bussaco_miradouro_DSCF6189Nos dias de hoje o movimento de visitantes é permanente e muitos partilham a motivação de Francisca dos Reis que encontrei junto à Cruz Alta e já conhecedora dos percursos. “Já vim algumas vezes. O motivo é caminhadas, a vista, passear e apanhar ar fresco.”
site_bussaco_DSCF6187Os visitantes andam por caminhos da serra do Bussaco entre fios de luz e sombras carregadas. A vegetação densa cobre o horizonte ao longo da subida e quando chegamos ao ponto mais alto da serra, à Cruz Alta, tudo ganha mais realce. A luz, as cores e a vista que podemos escolher numa volta de 360 graus.
site_bussaco_miradouro_hdrO olhar em dias com poucas nuvens alcança a serras da Boa Viagem, da Estrela e do Caramulo. Estamos numa varanda circular e no meio está a cruz em pedra com alguns metros de altura. Na verdade, pouco damos por ela porque o amplo horizonte consome o nosso interesse.

A vista é tão ampla que até fomos enganados por um helicóptero que transportava um balde de água. Os comentários é que ia ajudar a apagar um fogo mais próximo.
site_bussaco_miradouro2_hdrVíamos o fumo, mas, segundo os vigilantes, era outro incêndio, mais longe que manchava o céu com outra nuvem escura.
site_bussaco_miradouro_DSCF6190A Cruz Alta está a 547 metros de altitude, na vertente Norte da serra e há vários percursos pedestres até ao Luso. Habitualmente são percorridos pelos visitantes que fazem o percurso até à Cruz Alta.
site_bucaco_mata_dscf2636No passeios encontramos uma grande diversidade de pontos de interesse. Uns mais recentes, como jardins, outros são um legado dos monges como é o caso da Via Sacra, uma réplica da de Jerusalém.
site_bucaco_adernal2_hdr.jpgNa grande diversidade de flora não se podem perder os adernos, o em todo o Mundo.
A Cruz Alta está próximo da entrada sul da cerca que delimitava a propriedade e isolava os monges Carmelitas Descalços. Faz parte do conjunto classificado como Monumento Nacional.
site_bussaco_DSCF6174Há acesso rodoviário e no caminho proveniente do Luso encontramos outro miradouro com vista para o norte da serra. É junto a um monumento que assinala a Batalha do Bussaco contra as forças napoleónicas no decorrer da Terceira Invasão Francesa.

Portas de Coimbra
Portas de Coimbra

No interior da Mata existe um outro miradouro com vista até à serra Da Boa Viagem. Fica próximo das Portas de Coimbra, onde estão inscritas na parede duas bulas papais e desenhos com pequenas pedras embutidas nas paredes. Foram feitos pelos monges apenas para efeito decorativo.

site_bussaco_miradouro_DSCF6204Miradouro da Cruz Alta na serra do Bussaco faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *