Na serra da Boa Viagem há, pelo menos, três miradouros que nos transportam para o mar, o enorme areal até Mira e, em sentido contrário, para as praias de Buarcos, da Figueira da Foz e do Cabedelo. Os principais são o Miradouro da Bandeira e o do Cabo Mondego, com vistas muito diferentes.
O Miradouro da Bandeira está no alto da encosta Norte da serra da Boa Viagem e tem uma vista que segue a linha branca da praia.
O horizonte acaba por fundir as cores azul e verde do céu, do mar e do lençol de pinheiros que forma uma mancha paralela ao oceano. Com nitidez conseguimos ver até Mira, até à Gândara.
Mais próximo, na Mata Nacional das Dunas de Quiaios, foram arborizados recentemente quase 6 mil hectares de terrenos e mais de 30% é de pinheiros-bravos.
A serra da Boa Viagem é a única elevação significativa junto à costa, no centro do país.
Estamos a 250 metros de altitude e o miradouro foi utilizado como posto de vigia da pirataria. O sinal era dado com uma bandeira e ficou com o nome.
O miradouro é muito frequentado, em particular no Verão. Mas nem sempre a vista está limpa devido aos ventos marítimos.
A serra funciona como proteção da Figueira da Foz e o Parque Florestal da Serra da Boa Viagem
é local de passeio e caminhadas. O mérito é de um regente florestal visionário. M. Alberto Rei propôs há pouco mais de um século a florestação da serra e a criação de caminhos.
Junto ao miradouro está uma pedra grande com uma inscrição que evoca o seu legado com a criação do Parque Florestal.
No extremo da Serra da Boa Viagem, junto ao mar, temos o farol e miradouro do Cabo Mondego. A vista é completamente diferente. Estamos de frente para o mar e para sul a vista alcança Buarcos, a Figueira e a foz do Mondego.
Esta é uma zona escarpada onde se revela a formação calcária da serra e a sua exploração por cimenteiras. Vemos várias camadas geológicas e na ligação rodoviária da Murtinheira até Buarcos são enormes encostas, nuas, em forma de anfiteatro natural e com linhas de pedras calcárias em segmentos.
Junto ao mar há veios rochosos, terríveis para a navegação marítima e ótimos para os pescadores que se isolam no meio das marés.
O Cabo Mondego está classificado como Monumento Natural e a rede Natural.PT diz que “este é o melhor lugar do mundo para compreender a formação do oceano Atlântico.”
Miradouros azuis e verdes da Serra da Boa Viagem faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: