Em qualquer estação do ano e em qualquer momento é deslumbrante a vista do Cabo Sardão.
No entanto, uma das alturas mais espetaculares é ao pôr do sol.
site_cabo_sardao_2hdrOs raios solares aquecem uma vastidão do Oceano e dão um brilho ocre às rochas das enormes falésias que fazem frente ao mar.
site_cabo_sardao_1hdrNa nossa retaguarda o bonito farol do Cabo Sardão, no alto de uma torre de 17 metros, avisa os marinheiros que este é o ponto mais Ocidental da costa alentejana.
É um lugar belo, agreste e brutal.
site_cabo_sardao_7hdrHá um miradouro próximo de uma das falésias e um circuito pedestre que percorre uma área grande em cima das arribas.
site_cabo_sardao_2621No entanto, é possível seguir outros caminhos e com as devidas precauções, ter uma perceção mais viva da altura das arribas que o vento e o mar cortaram quase a direito. Um trabalho longo. Há falésias com mais de uma centena de metros de altura.
site_cabo_sardao_2609Ninguém lá vai e por isso é abrigo para algumas aves. Segundo Nelson Reis, do Turismo de Odemira, “regista-se no Cabo Sardão um fenómeno único em todo o Mundo – as cegonhas nidificarem em falésias”.

É também um dos lugares escolhidos para observação de aves, mas a maioria dos visitantes procura o contato com a natureza e o deslumbramento das falésias, do mar e da serenidade do farol que já tem mais de um século.
site_cabo_sardao_3hdrEntrou em funcionamento em 1915.
O Cabo Sardão é também ponto de passagem do Trilho dos Pescadores, numa das cinco etapas (Almograve-Zambujeira do Mar) do percurso Trilho dos Pescadores que faz parte da Rota Vicentina. Exige uma boa condição física porque é feito maioritariamente junto a falésias e áreas arenosas.
site_cabo_sardao_5hdrO Cabo Sardão fica próximo da aldeia de Cavaleiro, no concelho de Odemira, entre Almograve e Zambujeira do Mar e há acesso rodoviário.

veja também:

A obra prima da natureza no Cabo Sardão faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *