Um dos lugares favoritos da serra da Gardunha é Castelo Velho. Estamos a mais de mil metros de altitude e a natureza diverte-se a dar as mais variadas formas a rochas de granito que seduzem a nossa imaginação como a Crista do Galo ou a Cabeça do Soldado.

site_c_velho_granito_2947
O “soldado” da Gardunha

A serra da Gardunha é dominada por xisto, granito e muitas fontes de água, como por exemplo o rio do ouro, o Ocreza.

siteG_c_velho_granitico_DSCF7291A Gardunha coloca-se em paralelo com a sua irmã maior, a serra da Estrela, e tem igualmente uma vasta área que o homem não conseguiu dominar. Há vestígios de castros e da Idade do Bronze, mas quando chegamos aos mil metros de altitude o cenário são encostas áridas e rochosas.

site_c_velho_granito_2956O homem foi obrigado a retirar-se, deixando para trás ruínas como as do Curral e até construções mais recentes como a casa do guarda da Mata.

Ruínas do Curral
Ruínas do Curral

Na solidão, a natureza tem-se divertido a esculpir rochas com formatos que despertam a nossa atenção e às quais atribuímos um nome: Crista do Galo e Cabeça do Soldado são dois exemplos que se destacam entre vários afloramentos rochosos.

A Crista do Galo é mais visível e quem vai andar na nova atração, o baloiço que foi colocado próximo de uma escarpa, rapidamente observa a rocha que se encontra num equilíbrio instável e com uma abertura no meio.
site_c_velho_granito_2913Um pouco mais abaixo, no miradouro do Castelo Velho também se destacam várias formações graníticas na ampla paisagem para o vale.
A Inês e o André estavam a caminhar nesta parte da serra da Gardunha, próximo de Louriçal do Campo. Para além dos miradouros e da excelente vista, também eles se surpreenderam com a singular morfologia das rochas.

site_c_velho_baloico_2943
O baloiço e a vista para o vale

Próximo do local onde instalaram o baloiço, destacam-se vários blocos graníticos, dispersos, uma paisagem crua, a natureza em estado puro. De longe parece uma arena lunar.
site_c_velho_granito_2948Há uma grande diversidade de morfologia das rochas. A pedra bolideira, o caos dos blocos, o bloco fendido, o soldado, um rochedo com um umbigo, várias bolas redondas. Uma é toda lisa de um lado e na outra face está decorada com veios em remoinhos…. São inúmeras formas. Desde pequenos blocos a escarpas imponentes que ocupam o vazio do cume do monte.
siteG_c_velho_baloico_monsanto_2959Daqui vemos ainda os novos visitantes a andar de baloiço e ao longe o alto de Monsanto onde a força do granito foi domesticada pelo homem. Aqui não, o vento corre livre na crista do Castelo Velho.

site_c_velho_granito_2952Um repórter fotográfico, António José Conceição, editou em livro,  fotos de algumas das mais deslumbrantes figuras graníticas da Gardunha.
As surpreendentes figuras graníticas do Castelo Velho faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Ver Roteiros no concelho de Castelo Branco

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *