São João da Pesqueira teve uma comunidade judaica, há documentação que prova a sua existência desde o inicio do século XV mas, na verdade, não se sabe exatamente onde era a judiaria.
A dedução é que seria no interior das muralhas fernandinas, na área que hoje corresponde à rua Nova e à rua dos Gatos.

As ruas são muito estreitas e com casas de xisto escuro. Parte delas foram recuperadas. Ganharam nova vida com paredes direitas e embelezadas com flores nas janelas e nas portas.

Mantêm um traço medieval e um ambiente que cativa a atenção dos visitantes e residentes, como é o caso do septuagenário António Figueiredo que tem uma casa no inicio da rua dos Gatos. “É a rua dos Gatos. E afinal há muitos gatos, que é uma coisa doida. Vêm-se por aí.”

Seguindo ainda o testemunho de António Figueiredo, “não há muita gente. As casas já estão velhinhas.”. Nem todas. Encontramos também habitações restauradas. “Até estão muito engraçadas. Foram recuperadas, o próprio empreiteiro que faz as casas comprou e recuperara-as para alugar. Sabe que ali é um lugar muito reservado, pode-se dormir e não ouve qualquer barulho.”
Na verdade, é uma zona fechada, com pouco movimento. Nas várias vezes que andei na rua dos Gatos encontrei a maioria das casas fechadas, dois residentes e um gato.
Vivo, porque há vários pendurados nas paredes e são de faiança.

Um dos acessos à rua e à Travessa dos Gatos é pelo arco da antiga muralha, na Praça da República.
É o principal centro urbano da vila e espelha a riqueza da produção do vinho do Porto, em particular no século XVIII.
Um dos melhores exemplos é o antigo solar dos Távoras a quem foi dada a vila, no século XIV.
O solar é muito bonito, com várias janelas em cantaria e ao lado está a  igreja que os Távoras ofereceram à Misericórdia.
O estilo é típico do Barroco das igrejas do Norte de Portugal e na fachada tem dois painéis de azulejos: “Cristo e a samaritana” e “Cristo curando um enfermo”.
Na praça destaca-se igualmente a arcada que funcionou como mercado e os antigos Paços do concelho.

A Praça da República foi classificada como Conjunto de Interesse Público em 2013. Na visita a São João da Pesqueira é obrigatório ir ao Museu do Vinho.
Os gatos na judiaria de São João Pesqueira faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *