A estalagem das Obras Novas ou Palácio da Rainha são designações que remetem para o período áureo da foz da Vala Real, próximo de Azambuja.
Foi ponto de passagem e de descanso de D. Carlos I e da rainha Dona Amélia e também de controlo de movimento da Vala Real com o Tejo. Houve uma profunda marca de intervenção humana, mas hoje é diferente.
É essencialmente um lugar de enorme beleza natural que até faz esquecer as ruínas da antiga estalagem. Um edifício grande, desventrado, adormecido ao lado do canal.
Faz parte da história o permanente movimento de barcos a vapor para transporte de pessoas e mercadorias. Agora o ambiente é tranquilo. Só, fortuitamente, é interrompido pelo som de um peixe na Vala Real.
Por vezes Daysson Cardani vem aqui pescar, apanha algumas enguias, “mas além disso não tenho muita sorte”. No entanto, o que mais o seduz é a tranquilidade.
Daysson Cardani estava com a família a aproveitar um dia de férias e na altura tinham o exclusivo da foz da Vala Real. Ficou seduzido pelo lugar à primeira. “Eu conheci esta parte através da bicicleta. Vim com um grupo de amigos. Gostei e sempre que posso regresso.
O caminho é muito bonito e fica muito próximo do centro urbano. Muita gente não conhece e é um local bem agradável para passar o dia.”
O caminho é por uma estrada de terra batida, entre campos cultivados da lezíria ou rodeada de árvores.
Um pouco antes da estalagem havia uma alameda de palmeiras que foram, entretanto, cortadas.
O percurso foi partilhado com algumas pessoas que faziam caminhadas. “ Costumo ver muitas pessoas a fazer caminhadas. De manhã ou à tarde é bem movimentado. Partem da estação da Azambuja, fazem a caminhada e voltam.”
Próximo do palácio há um cais fluvial. As embarcações são, seguramente, mais leves do que no passado, até à chegada do caminho de ferro da Linha do Norte, entre Lisboa e Porto.
Agora, um dos barcos que percorre a área navegável da Vala Real, cerca de 17 km, é do município da Azambuja e realiza passeios fluviais.A vista do cais alcança uma área maior do que o voo de muitas aves. É profunda a perspetiva do canal, onde, por vezes, se ouvem peixes a saltar.
O palácio tem um aviso de perigo de queda. Faz parte do programa Revive para posterior recuperação e utilização para fins turísticos.
O Palácio da Rainha e da Vala Real faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.