Valada do Ribatejo oferece três em um: passeio pela paisagem ribeirinha ao lado do Tejo, um mergulho no rio e o relaxe à sombra num parque com vista para ilhas e Escaroupim.
No ambiente ribatejano, habitualmente muito quente nos dias de verão, podemos refrescar no rio Tejo e tirar partido da praia fluvial. Nem que seja apenas para relaxar e quebrar a rotina como fazia Cátia Alexandre, que aproveitava “o sol e relaxar um pouco do dia atípico que costumamos ter agora.”
Um paredão acompanha a área urbana de Valada do Ribatejo, faz de divisória com o parque e a praia fluvial e funciona como resguardo da praia, um pequeno areal.
Cátia Alexandre é professora em Santarém e deu um salto até à praia da Valada. Um comportamento habitual dos escalabitanos segundo nos relatou.
Ela protegia-se do vento ao lado do paredão de pedra onde está um cais. É utilizado para passeios nesta zona do Tejo e por praticantes de desportos náuticos.
Ela própria “costuma fazer aqui algumas atividades aquáticas.” E segundo relata é frequente praticarem “canoagem, mota de água e passeios de barco.” Em particular aos fins de semana que costumam ter muita gente.
“Durante a semana é mais tranquilo e dá para renovar as nossas energias. Como estou a fazer agora, a aproveitar o meu dia de folga.”
Outra possibilidade de relaxar é fazermos uma caminhada à beira rio ou um piquenique no parque que acompanha a margem direita do rio Tejo.
Tem muitas árvores, um café com esplanada junto ao rio e um parque infantil. Há muitas áreas com sombras e “no parque de merendas tem acesso a churrascos, mesas, água e casas de banho. Tem muita sombra e dá para passar um dia agradável.” Com sombras e recantos à beira do Tejo.
A vista para o rio é muito bonita. Na outra margem vemos Escaroupim e pequenas ilhotas repletas de árvores que são o refúgio de muitas aves. Estão permanentemente a voar em bandos no meio do rio.
O dia pode ser completado com um passeio na área urbana. Um caminho interessante é no paredão onde melhor observamos solares e pequenas casas térreas.
No património local destaca-se ainda a igreja, datada do início do século XIII e restaurada há 60 anos.
Fugir do calor da campina ribatejana na praia fluvial de Valada do Ribatejo faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.