Verdelhos, na serra da Estrela, tem duas praias fluviais. O rio Beijames oferece a primeira, magnifica, com cascatas, pouco depois da nascente. A segunda praia fluvial atravessa a aldeia. É difícil saber a que tem água menos fria.

Verdelhos integra o Parque Natural da serra da Estrela, está a mais de mil metros de altitude e namora com o Beijames. Um rio que não é muito extenso. Tem menos de 20 quilómetros, nasce um pouco antes de Verdelhos e desagua no Zêzere.

O rio atravessa a aldeia, dá vitalidade aos terrenos verdejantes e beleza aos pequenos recantos.
No verão junta-se o lazer e a primeira dificuldade é escolher a praia fluvial. Entre a que está no meio da povoação e a outra, mais acima, próximo da barragem.

Mariana Tavares tinha acabado de chegar à área urbana de Verdelhos quando falei com ela. Vinha da praia junto à barragem, “é mais apelativa, mais tranquila. Não se ouve tanto barulho porque tem menos gente.”

Há outros atributos que não são despicientes:  “visualmente é mais bonita. Não se veem casas. É mais natural. Tem cascatas, foram feitas, mas parecem muito natural, muito verdadeiro.”

As cascatas são três lances de blocos de pedras que produzem um efeito visual muito bonito. A vegetação agarra-se entre as pedras e resiste à força da água, tal como algumas árvores que estão na berma do rio.

Pouco se dá pela intervenção humana, apenas o açude que fecha as comportas para criar volume ao espelho de água.

Um vale de silêncio quebrado apenas pelo ecoar da cascata. Estamos rodeados de árvores que cobrem as enormes encostas da serra. São um autêntico refúgio os primeiros passos do Beijames.
A praia fluvial junto à povoação é diferente. O ambiente é urbano, vê-se o casario e as margens do rio estão reforçadas com muros de pedra. Ao lado há zonas de lazer, espaço verde com muitas árvores.
Na altura da nossa visita não tinha grande frequência, mas habitualmente reúne muita gente. “No Verão sim, regressam os emigrantes e tem muita gente.”

Falta saber um elemento determinante: qual delas tem a água menos fria? “É igual, é fria nos dois lados. É fria. Muito fria. Nasce aqui perto e por isso é fria”.
A mais de mil metros de altitude e pouco depois da nascente do rio, é natural um Beijames frio e intenso.

Ver roteiros no concelho da Covilhã

Verdelhos tem uma das praias fluviais mais bonitas da serra da Estrela faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *