José Saramago fez várias vezes este percurso. Da Vila à Ponte Velha, que no livro Levantado do Chão, é do Monte Lavre à Ponte Cava. É um trilho paralelo à ribeira de Lavre, de cerca de 3km, e  termina num lugar belo.

O final do percurso é numa ponte em ruínas. “Era esta ponte, apenas o que restava dela, um arco partido e grandes pedras no leito da ribeira”, segundo a descrição de José Saramago.

A Ponte Cava ou Ponte Velha, é do século XII, está num lugar completamente isolado e parte da construção encoberta por ramos de árvores que encantam e reservam o lugar só para nós.
Um pilar da ponte divide a corrente da ribeira que, habitualmente, corre serena.

A melhor perspectiva é a montante, antes da passagem da ribeira pela ponte.
Ao longo do percurso Da Vila à Ponte Velha acompanhamos o leito da ribeira.
O caminho é um pequeno trilho que por vezes nos obriga a descidas íngremes ou a passar entre denso arvoredo.

O percurso não tem passadiços, pontes ou qualquer outro tipo de construção que altere o seu ambiente natural e não estará muito diferente do que José Saramago percorreu em 1976.

O ambiente natural, o som calmo da ribeira, o horizonte fechado devido à vegetação, tudo contribui para um mergulho na natureza e em algumas partes da ribeira nos dias quentes de Verão.

O percurso pedestre tem um caminho de acesso à ponte mais rápido e mais fácil, mas não tem o encanto de acompanhar a ribeira. É sugerido como percurso de regresso à vila de Lavre onde se podem visitar outros pontos associados ao Levantado do Chão.

Diz Nuno Cacilhas, que participou na recolha de informação sobre a presença de Saramago em Lavre, que “dos três percursos (integram o roteiro Levantado do Chão ) este é o que tem uma componente biográfica mais forte. Acompanha a estadia de José Saramago na vila de Lavre durante 1976 e 1977 e depois alguns períodos mais isolados.
O que nós propomos é refazer um pouco os passos de José Saramago em Lavre e também mostrar as referências históricas das personagens, dos lugares que aparecem no Levantado do Chão.”

O percurso pedestre foi inaugurado em Maio de 2021. Foi igualmente criado um Audio Walk Tour – Teatro Auditivo do Levantado do Chão.

Quem leu a obra de Saramago terá uma vivência diferente do percurso. No entanto, mesmo sem as referências literárias, é encantador e surpreende nesta zona do Alentejo.

Um roteiro literário, duplamente belo, inspirado em obra de Saramago: Da Vila (de Lavre) à Ponte Velha faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *