O cerro da Candosa é deslumbrante e com os passadiços (que foram inaugurados este ano) temos uma vista ainda mais fascinante do desfiladeiro onde corre o rio Ceira e termina numa bela praia fluvial.

Os passadiços percorrem um morro rochoso que no alto tem uma capela dedicada à Senhora da Candosa. Um dos extremos desce a encosta com vista para o vale onde vemos o percurso calmo do rio que corre ao lado de Vila Nova do Ceira, no concelho de Góis.

Um miradouro de madeira assente no meio da escarpa permite-nos contemplar o horizonte aberto e marcado pela intervenção humana.

Os passadiços têm um percurso linear de cerca de 600 metros e no outro extremo a vista é muito diferente. Mais fechada e vertiginosa. Marcada pela enorme falésia que abraça o rio Ceira. A encosta é tão acentuada que só em alguns lugares temos vista do rio.

Junto à garganta do desfiladeiro também construíram um miradouro e estamos cerca de 50 metros mais abaixo do ponto de partida.
O desfiladeiro termina com uma fantástica praia fluvial natural. O lugar é conhecido como Cabril ou Portas do Ceira.

Os passadiços não exigem grande esforço para se percorrerem e calmamente podemos fazer o passeio durante cerca de uma hora.

Os passadiços resultam de uma iniciativa da Junta de Freguesia e do município de Góis após os incêndios de 2017.
Na altura estive no cerro da Candosa e a paisagem nada tem a ver com a beleza natural dos dias de hoje. Além de que há muitos mais visitantes, e de várias nacionalidades

Passadiços no espectacular Cerro da Candosa faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *