Começa hoje o Festival do Maranho da Sertã. Uma oportunidade para se provar um prato regional com ingredientes e um modo muito particular de confecionar em que o recheio é colocado dentro do revestimento do estomago de um caprino e depois cosido à mão com uma linha.

O recheio do Maranho da Sertã é “carne de cabra, enchidos que normalmente é presunto, arroz, tempero e hortelã para dar frescura ao conjunto.”

Seguindo ainda o testemunho de testemunho de Carlos Miranda, presidente da Câmara da Sertã, as carnes são cortadas em pedaços pequenos, ficam a marinar, é adicionado o arroz e depois de o saco ser fechado com uma linha vai a cozer durante mais de uma hora.

Segue-se a prova e, segundo Carlos Miranda, “por vezes no primeiro paladar as pessoas notam que tem um sabor com algum caracter. Não deixa as pessoas indiferentes. Nós temos um outro ensacado que é o bucho, feito com carne de porco, frango, pão e aromatizado com laranja e tem um sabor mais suave. Mas quando se gosta de maranho, logo à primeira ou depois, fica-se mesmo a gostar.”

O sabor é de facto intenso, muito marcado pela carne de cabra e com o ligeiro travo de hortelã. O prato pode ser acompanhado com vários alimentos. Carlos Miranda prefere com legumes.
“O maranho já tem a proteína da carne e hidratos de carbono do arroz. Eu gosto de comer com vegetais salteados, um acompanhamento simples. Em muitos restaurantes o maranho é acompanhado de salada e batatas fritas.”

Carlos Miranda, presidente da Câmara da Sertã

O Maranho da Sertã tem a indicação geográfica protegida, correspondente ao concelho e diferencia-se de outros devido aos ingredientes e à prática de  o revestimento do estomago de cabra ser cosido à mão com agulha e linha.

É uma das marcas do concelho. Está na origem do festival gastronómico que hoje começa e vai até dias 17, domingo.  “Temos ainda informação sobre o maranho, palestras, demonstrações que ensinam a confecionar e momentos musicais com artistas consagrados.

A origem da Maranho da Sertã não está muito determinada. O primeiro registo é de 1858 e muito do saber fazer foi transmitido oralmente. “É um prato tradicional que as pessoas faziam sobretudo em momentos de festa. Há cerca de 20, 30 anos perdeu-se um pouco, mas reapareceu graças à restauração.
Neste momento, para além do Festival do Maranho é um prato que está presente praticamente todos os dias em todos os restaurantes da Sertã.”

Por outro lado, os ingredientes que ainda hoje são utilizados revela-se que é preservada a identidade regional porque “os produtos são locais e relacionados com a nossa cultura ancestral. As cabras eram muito importantes na região porque o terreno é pobre e em circunstâncias muito difíceis é a cabra que consegue sobreviver. Por isso está relacionada com o nosso território e gastronomia.”

Maranho da Sertã:quem gosta é para sempre faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *