O Passadiço da Praia Azul é ótimo para relaxar, em particular nos dias de semana, quando é menor a frequência de visitantes que vão contemplar o mar, as dunas e a bonita foz do rio Sizandro. Um ambiente natural que percorre um longo areal entre duas falésias.

A natureza exprime-se de uma forma mais versátil junto à foz do rio Sizandro, com dunas, o curso do rio que termina numa lagoa e, habitualmente, muito menos gente.
A maior parte das pessoas que fazem o percurso nos passadiços iniciam a caminhada no outro extremo.

Foi onde falei com Beatriz Santos e Joana Marques. Estavam a meio da caminhada. Tinham terminado o de 570 metros do passadiço e seguiam agora até ao Alto da Vela. Fazemos uma caminhada todos os dias. É ótimo, sempre à beira mar. Às vezes fazemos até ao Alto da Vela e a vista é sempre excelente.”

O caminho até ao Alto da Vela, no topo de uma falésia, é ao lado de enormes arribas. No ponto mais alto temos uma vista de 180º, que vai até à outra falésia, a seguir à foz do Sizandro.


“A vista abrange a foz, Praia Azul e depois Santa Cruz. A vista é espetacular para ver o mar, as arribas e é extraordinário para o pôr do sol. É o sítio certo.”

No outro extremo da Praia Azul, próximo da Foz do Sizandro, a paisagem é muito diferente.
O passadiço não vai até ao final por restrições ambientais. Fica entre o mar e as dunas que fazem serpentear o rio.

Foi onde que falei com Lubélia Veloso. Estava a passear dois cães ao lado do rio e também costuma passear no passadiço.
“É fantástico. Conhecemos pessoas, vemos o mar com um azul inexplicável. É muito calmo, em particular de manhã.” Lubélia também aprecia ao final do dia com o pôr do sol.

No dia da nossa visita seria um “milagre” devido ao céu nublado e a uma ligeira maresia que se formou ao final da tarde. “É o normal aqui na praia Azul. Um dia de sol é que é anormal. Para quem cá vive a temperatura acima dos 18 graus já é calor. O nosso vestuário aqui, Inverno ou Verão, tem sempre um casaco. Não pode faltar.”

Joana Marques e Beatriz Santos

Mesmo sem sol havia gente a passear.
O percurso não tem sombras, mas faz-se bem e o ambiente natural é muito convidativo. “Há sempre gente a passar e aos domingos é uma loucura”

O passadiço da Praia Azul foi uma iniciativa da Junta de Freguesia e Silveira e do Município de Torres Vedras.

Ficou concluído no início de 2021 e tem uma importante componente ambiental ao proteger as dunas que ocupam uma área muito extensa próximo do rio, e consolidar as enormes arribas a caminho do Alto da Vela.

Passadiço da praia e ambiente Azul faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *