O cedro de Runa, no concelho de Torres Vedras, é uma árvore espetacular. A copa tem mais de 28 metros de diâmetro e os ramos foram podados em forma de caramanchão.

A copa da árvore desenvolve uma forma circular, assente numa estrutura metálica, e a parte central é mais alta.

O cedro terá cerca de uma dezena de metros de altura. Faz concorrência ao campanário da igreja que é vizinha. Ambos estão ao lado da estrada principal. No largo há ainda um pequeno coreto.

O chamado cedro do Bussaco (o nome científico é Cupressus lusitanica Miller) terá algumas dezenas de anos, muito aquém dos mais de 140 anos de outro cedro localizado no Centro Social e classificado  como Árvore de Interesse Público pelo ICNF, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

O cedro não tem tido uma vida fácil. Segundo António Anacleto Franco “já foi arranjado várias vezes. Houve um ciclone que partiu a parte de cima. Por fora está verde, mas no centro está seco.”

Debaixo da árvore e da estrutura metálica estão algumas mesas e bancos. O cedro continua a ser um ponto de encontro, “pelo menos no Verão. Depois há uma altura em que as pessoas deixam de ir. Cria muito bicho, mosquitos, piolho verde, e a malta anda por aí.”

Fotografias de algumas décadas atrás mostram o largo com mais árvores.
António Anacleto Franco lembra-se de uma palmeira e o cedro ser ainda uma árvore jovem.

O cedro era muito pequeno. Havia também uma palmeira, antes das obras da igreja. A palmeira era muito grande. Tenho uma fotografia com o meu filho ao lado, quando era criança. Agora já tem mais de 50 anos.”

A conversa com António Anacleto Franco foi no parque que é vizinho do largo onde está o cedro. É um espaço verde que acompanha o rio Sizandro e com muitas canas na berma.

Um dos lugares a descobrir é próximo da estrada romana. Onde antes havia uma azenha e agora há uma ponte ferroviária.

Ainda vemos algumas mós junto à pequena cascata. Um pouco mais à frente temos uma visão de conjunto, com o rio com muito mais água. A vista é a partir de uma ponte de pedra e que chamam de Ponte Romana.

O ponto de encontro em Runa  é na sombra de um enorme cedro faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *