O baloiço de Trevim, num dos pontos mais altos da serra da Lousã, ganhou rapidamente popularidade e, por vezes, provoca fila de espera para balouçarmos com uma vista deslumbrante, em particular ao pôr do sol.

É uma estrutura tosca, com troncos muito altos. No assento do baloiço foi esculpido um coração. Talvez tenha um duplo sentido. Para os namorados ou pela paixão pela paisagem da serra.

A vista é ampla e abrange o comprido vale que vai dar ao castelo da Lousã e ao santuário da Senhora da Piedade.

Vê-se a linha do passadiço, entre o manto verde da serra, e depois o casario da Lousã. O olhar perde-se de seguida entre montanhas e o infinito.

Várias eólicas marcam a paisagem no topo da serra. Mas não ofuscam a beleza do pôr do sol. É deslumbrante a mistura de cores.

Desde o húmus no vale do castelo, aos tons vivos, laranja e dourados, que pintam o imenso firmamento.
Uma vista partilhada com um grupo de estrangeiros que foi conduzido ao baloiço por um guia. Um sinal da popularidade que alcançou.

No entanto, o sucesso tem um contraponto. A zona envolvente do baloiço preserva um ar natural com exceção das eólicas e do muito lixo deixado por visitantes.

O baloiço está próximo do alto de Trevim, o ponto mais alto da serra da Lousã, a 1.200 metros de altitude.
É fácil o acesso. O baloiço fica próximo da estrada N236 e há espaço para estacionar.

O magnífico pôr do sol no baloiço de Trevim faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *