Fernando Cunha é ator e diverte-se a manipular marionetas. Uma das artes que lhe dá mais prazer é os Dom Roberto.
“Eu comecei tarde a trabalhar com as marionetas, aos 30 anos. Deu-me uma grande alegra, foi quase como que reviver os tempos de infância. Agora com o teatro dos Dom Roberto é um dos espetáculos mais difíceis que faço, mas também dos que dá mais alegria. Do princípio ao fim. Eu saio satisfeito e espero que o público também se divirta.”
No interior da guarita de pano e com riscas azuis, enquanto agita os bonecos do topo e lhes dá voz com a palheta está atento à reação do publico.
“Ouve-se, sente-se logo no início a reação do público ao diálogo com os bonecos. A própria voz do Dom Roberto, a palheta, é extremamente engraçada e leva logo as pessoas a rir.”
As histórias, a agitação dos bonecos e o som estridente da palheta ajudam a relação com o público e aprisiona os mais novos. Um fascínio enorme que Fenando Cunha levou alguns anos a querer protagonizar. “Só passados 18 anos a trabalhar com marionetas é que achei que estava capacitado e bem lucido do que ia fazer com o teatro Dom Roberto.”
No final do espetáculo, quando sai da guarita, com chapéu preto e um largo sorriso no meio da barba grisalha percebe-se facilmente a satisfação pelos momentos de magia que propiciou.
O seu repertório é constituído pelas histórias tradicionais dos Dom Roberto e acrescentou duas originais. “O Moleiro e o Burro e O Pescador. Nas histórias continuo a colocar as características tradicionais dos Dom Roberto, dos jogos entre as marionetas, mas sempre evoluindo porque o teatro Dom Roberto não tem que ficar estanque, se forem respeitadas as suas características.” A companhia de que é diretor, a Valdevinos Teatro das Marionetas, está sediada em Agualva, no concelho de Sintra e o contexto local foi introduzido nas histórias. “O moleiro devido à abundância de moinhos e o pescador por o concelho ser uma zona piscatória”
Fernando Cunha faz, tal como os outros bonecreiros, vários espetáculos pelo país, mas é na Casa da Marioneta de Sintra onde é mais frequente atuar.
Fernando Cunha é também o diretor artístico do Mimmos, Mostra Internacional de Marionetas e Objectos de Sintra.
Fernando Cunha e a alegria dos Dom Roberto faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.