Esta segunda-feira de Páscoa é tradição ir-se comer o borrego num piquenique no Alentejo. É o caso de Portel. O ponto de encontro é um lugar espetacular, o miradouro de S. Pedro.

A vista é para “o montado, a serra, porque o miradouro de S. Pedro está no ponto mais alto da serra de Portel.” A descrição é de Hélia Paquete, do Turismo de Portel.

Estamos a 422 metros de altitude e a vista é mais bonita nesta altura com os campos verdes, muitos deles com várias azinheiras. Também vemos a vila de Portel e o seu castelo monumental.

Há um pequeno miradouro junto a uma igreja, mas o mais fascinante é subir uma escadaria improvisada num maciço granítico. No alto tem uma pequena ermida. É dedicada a S. Pedro, o padroeiro de Portel.

É uma construção pequena, redonda, caiada de branco. Encimada com uma cruz e consegue-se espreitar para o interior através da porta.

A ermida assinala agora 400 anos, mas a edificação anterior remonta ao século XVI.
No mesmo recinto funciona o Centro de Interpretação da Natureza e do Montado e há ainda um centro de acolhimento, entretanto reformulado e muito dirigido para escolas.

“Era uma colónia de férias. O espaço tem camaratas e foi reformulado.
Continua com alojamento e as escolas podem trazer alunos e dois professores.”

Caso queira visitar o miradouro de S. Pedro nesta segunda feira de Páscoa, na altura do piquenique, fica a saber que o programa não se fica pelo borrego.
“Algumas pessoas levam uma guitarra, outros uma concertina…e o piquenique junta a música. O cante alentejano e as modas do nosso Alentejo.”
O miradouro de S. Pedro fica a cerca de 4km de Portel e tem acesso rodoviário.

Portel: a tradição é ir comer o borrego no Miradouro de S. Pedro faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *