A cascata do Poço Negro de Soajo é pequena e está envolvida por um encantador ambiente natural. É de grande beleza e o acesso é muito fácil. No verão oferece um banho refrescante numa autêntica piscina natural com o brilho de verde esmeralda.

A cascata e o Poço Negro são atraentes em todas as estações do ano. O rio Adrão despenha-se na pequena cascata para o Poço Negro, que é verde. Verde esmeralda.

A cor ganha densidade com a profundidade e com contraste da espuma da queda de água. “É o poço com mais profundidade no Soajo, por isso, se chama Poço Negro. Por vezes não se vê o fundo. Tem forma oval e dá para fazer saltos.”

A descrição é de Rosa Rocha. Vive no Soajo e muitos clientes do seu restaurante são também visitantes frequentes do Poço Negro, em particular no Verão. “Talvez seja dos mais procurados porque fica logo à beira da estrada.”

Poço Bento

Para quem nesta altura queira fazer uma caminhada e descobrir outros poços, tem muito para ver.  “Cerca de 200 metros depois têm o Poço do Bento.
É mais comprido, não é tão profundo e é melhor para as crianças.


Mais à frente, está a ponte e por aí acima há mais poços. Neste último percurso, o indicado é não levar crianças e irem preparados com calçado porque têm de palmilhar rio acima.”
O acesso à cascata e ao Poço Negro é fácil. Fica à beira da estrada (M530), a cerca de 1km após os famosos espigueiros de Soajo.


Logo à chegada, da estrada, vemos a cascata. Segue-se uma escadaria de pedra, com proteção em madeira, que nos leva para um vale profundo rodeado de vegetação. Domina o som o rio Adrão a calcorrear um leito com muitas rochas.

A envolvência natural é muito bonita. Em particular nos meses das chuvas em que vemos fetos e arbustos agarrados às rochas da encosta por onde escorrem fios de água. O tronco de uma árvore ajuda a improvisar um baloiço suspenso sobre o Poço Negro.

A cascata natural, constituída por pequenos blocos graníticos, ajuda à erosão da piscina natural. Ao longo do curso de água vemos pequenas lagoas, escondidas no vale cercado por árvores.
O acesso ao Peço Negro está sinalizado.

Soajo pertence ao concelho de Arcos de Valdevez e o Poço Negro está integrado no Parque Natural da Peneda-Gerês.

O brilho do verde esmeralda da cascata e Poço Negro de Soajo faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *