É um passeio fácil e para toda a família. O contacto com a natureza, sempre a acompanhar o rio Vez, e num percurso acessível a todos, são atrativos para uma caminhada no passadiços  Lagoas do Vez. Nos dias quentes ainda dá para um mergulho numa das lagoas.

O passadiço tem quase 2km e é linear. Tem muitas sombras e os encantos das cores das folhas caídas no Outono ou um mergulho nas cascatas e lagoas no Verão.

Por exemplo, no Poço das Caldeiras que fica num dos extremos do passadiço das Lagoas do Vez (Loureda) e que no Verão funciona como espaço de lazer.

O passadiço namora o rio Vez. Quase todo o percurso é numa das margens. Em alguns lugares construíram saídas para nos aproximarmos dos poços e dos blocos de granito onde se formam as lagoas.

Sempre num vale, engolidos de vez pela natureza. Um percurso que Daniela conhece bem: “eu já fui de Sistelo até aos Arcos. Sempre a andar, durou cerca de 4h. Esta é uma das partes mais bonitas da Ecovia. Por causa do rio e dos corridos de água.”

Daniela e Sérgio vivem em Arcos de Valdevez. Falei com eles sensivelmente a meio do percurso onde estavam a passear.
O som do rio Vez é uma companhia permanente. Mais intenso quando se despenha em pequenas cascatas ou insiste em desgastar blocos graníticos.

A força do rio e o sentir mais forte da natureza, são os motivos porque Daniela e Sérgio preferem caminhar mais próximo da época das chuvas. “Por causa das cores e é maior o caudal do rio. No Verão há muita gente na Ecovia. As pessoas aproveitam para explorar um pouco o rio, os poços….. Como a água é mais calma, aproveitam para dar um mergulho.”

Na verdade, é um passeio para as várias estações. Bucólico no Outono e lúdico no Verão com mergulhos no rio Vez.

Os passadiços das Lagoas do Vez foram inaugurados em 2021 e têm acesso rodoviário nos dois extremos. O mais fácil é junto de uma ponte (M1286), na freguesia de Cabreiro, onde há também equipamentos de apoio.
Depois desta ponte podemos seguir até aos passadiços de Sistelo, sempre a acompanhar o rio Vez e fazer a travessia na bonita ponte da Veiga de Sistelo.
Os passadiços estão integrados na Ecovia de Vez, com uma extensão de 34km.

Encantado de vez com os passadiços Lagoas do Vezs faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *