É uma das formas mais interessantes de descobrir uma das zonas mais bonitas de Leiria. Uma caminhada pelas margens do rio Liz. Um ambiente sereno, com muitas sombras e um belo enquadramento natural.
Numa das margens do rio Liz podemos fazer várias pausas. São muitos os pontos de interesse e destaco o Museu da Cidade e o singular Moinho do Papel.
Na outra margem somos rodeados de espaços verdes e pequenas pontes que nos permitem observar o leito do rio Liz e algumas quedas de água. Uma área reaproveitada no âmbito do programa Polis.
Ao longo do percurso há ainda um abrigo para gatos, murais alusivos ao tema e também uma obra de Bordalo II.
Foi nesta zona que abordei Francisco Sequeira, a meio do percurso que prefere fazer a correr. “Parto do campo de ténis, passo aqui pelo Polis e vou até próximo do estádio de Leiria. Ida e volta são 6 a 7 km.”
Francisco começa numa zona onde há terrenos agrícolas e faz a transição para o espaço urbano. Passa por algumas áreas verdes. Mais à frente acompanhas o rio e o bonito jardim Luís de Camões, no centro histórico de Leiria
“É por isso que eu gosto deste percurso. Gosto muito desta zona próxima do rio, o contacto com a natureza.
Depois temos a relação com a cidade. Acaba por haver diversidade no ambiente. É um percurso onde se vê muitas pessoas a passear ou correr pela cidade.”
Uma das áreas mais interessantes é no Jardim da Vala Real, com espaço ajardinado e a ponte Hintze Ribeiro.
A estrutura é comprida e funciona como um miradouro para o centro de Leiria, vigiado pelo castelo, ou em sentido contrário, com vista para o vale onde o rio Liz anuncia a sua chegada.
O Jardim da Vala Real é um dos espaços de lazer mais procurado na cidade.
Descobrir Leiria a caminhar nas margens do rio Liz faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.