Um final de tarde sereno e com uma das melhores vistas do estuário do Tejo, da ponte 25 de Abril e de Lisboa. Em Almada, na Casa da Cerca e/ou no elevador panorâmico. Obrigatório ficar até ao pôr do sol.

Podemos escolher o melhor miradouro.
Numa viagem de 50 metros no elevador panorâmico da Boca do Vento, na Casa da Cerca ou noutro miradouro no topo da arriba.

A Casa da Cerca é um solar e sentados numa esplanada, ao lado de um jardim, temos várias perspetivas de Lisboa e do estuário do Tejo.
É o miradouro preferido de Beatriz que vive em Almada e costuma passear por aqui.

Na Casa da Cerca temos uma vista maior e há ainda o jardim. Costumo vir ao final da tarde para ver o pôr do sol. É muito bonito.”

Várias vezes assisti ao pôr do sol e é inesquecível, com os últimos raios de luz a fragmentarem-se  entre os pilares da ponte.
É um bom cenário para a aula de fotografia de Tatiana podia quando estava sentada num banco de madeira virado para o Tejo com outra jovem ucraniana.
“Eu gosto da Casa da Cerca. É o meu lugar preferido. Vimos para aqui estudar. Eu costuma dar uma aula de fotografia à minha aluna.”

Tatiana vive em Almada há cerca de um ano e descobriu Casa da Cerca com o jardim botânico. Apesar do zumbido do transito na ponte, a esplanada oferece um ambiente sereno e contemplativo. “Adoro a ponte 25 de Abril e a vista da cidade de Lisboa. É muito bonita.”

O solar do século XIX (classificado como Imóvel de Interesse Público ) é um centro de arte contemporânea e preserva vários recantos com corredores e janelas para diferentes olhares de Lisboa e do rio.
Mesmo em frente vemos o topo do elevador panorâmico que se ergue ao lado da ravina.

Na base tem o relvado do Jardim do Rio. Em cima, um braço metálico leva-nos para a chamada Almada Velha. Foi aqui que encontrei Beatriz mais uns amigos.

“Pela vista, o sol… Costumo percorrer a Casa da Cerca e o Ginjal.  O elevador, talvez seja a terceira vez.”

Da beira do rio, do cais do Ginjal, vemos a arriba de Almada, as construções em ruína e os espaços verdes que foram criados. Ao subirmos no elevador, na cabine panorâmica, a vista alcança gradualmente um olhar mais global.

Por vezes há concertos no Jardim do Rio e regularmente exposições na Casa da Cerca.
É gratuita a viagem no elevador panorâmico que tem o bonito nome de Boca do Vento.

Almada: uma das melhores vistas de Lisboa é na Casa da Cerca e no elevador Boca do Vento faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *