A Ecovia do Lima é um percurso circular de cerca de 70 km, passa por quatro concelhos do Minho e tem a particularidade de ser quase sempre junto às margens do rio. Deslumbrante em algumas épocas do ano!
Percorri várias partes da ecovia. Em Ponte de Lima, Ponte da Barca e Bravães. Com paisagens e ambientes diferentes, o ponto comum é uma confortável sensação de partilha com a natureza e de grande beleza.
Fernando Alves tem um conhecimento mais profundo e no seu testemunho a Ecovia “é espetacular, junto ao rio Lima. Até Viana do Castelo e também dá para ir a Arcos de Valdevez.. Normalmente faço de Ponte de Lima a Arcos de Valdevez, depois venho por Ponte da Barca na outra margem até Ponte de Lima.
Outras vezes vou até Viana do Castelo por esta margem, depois viro na ponte de Viana e regresso na outra margem até Ponte de Lima.”São percursos relativamente extensos que faz com alguma rotina.
Pedi a Fernando Alves para fazer uma pausa a pedalar na bicicleta junto à ponte romana de Ponte de Lima, que é Monumento Nacional.
É um dos marcos do percurso onde encontramos uma grande diversidade de património urbano e rural, mas o mais deslumbrante é a paisagem. “Sempre espetacular, linda. Sempre nas margens do rio Lima e são paisagens espetaculares.”
Em Ponte da Barca temos a mesma sensação. O trilho que acompanha o rio está muito bem cuidado e é uma imersão na natureza. Nesta altura do ano sentimos a frescura do rio a partilhar o perfume das flores.
No Outono os tons dourados decoram a paisagem e o trilho nas partes mais fechadas.
Em Bravães há ainda instalações de kayak, escalada e arvorismo. Mesmo ao lado do rio.
O contacto com a natureza é um dos motivos que incentiva muitas pessoas a fazer parte do percurso de bicicletas ou a caminhar.
Em particular em Ponte de Lima, durante o dia, vê-se muita gente a passar. Há quem faça passeios mais curtos, caminhadas com a família ou amigos.
Os ciclistas aventuram-se em distâncias mais longas ao longo da Ecovia que está distribuída por seis percursos. Há muito por onde escolher em termos de paisagem. Próximo de espaços urbanos ou caminhos rurais.
Azenhas e pesqueiras ou lugares apenas decorados pela natureza que tira proveito da passagem do rio Lima e desenha a paisagem com vários tons de verde.
O ambiente e a luz do nascer do sol é a altura preferida de Fernando Alves para dar uma volta de bicicleta na ecovia. “Eu recomendo de manhã. O nascer do sol é completamente diferente. De manhã é também a altura que eu vejo mais pessoas a fazer exercício físico.”
A maior parte do percurso é plano, está sinalizado e genericamente bem cuidado.
A criação da ecovia foi acompanhada de várias iniciativas que procuram a salvaguarda ambiental e a valorização do património natural.
Ecovia do rio Lima – uma ecovia para descobrir o Alto Minho faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.